Fadiga menstrual: é normal sentir fraqueza antes e durante a menstruação?

A fraqueza que muitas mulheres sentem antes e durante a menstruação tem nome: fadiga menstrual. O sintoma pode ser amenizado com uma série de cuidados.


Equipe do Portal Drauzio Varella postou em Menstruação

mulher de olhos fechados, com cabeça inclinada, segurando copo d'água, em sinal de fadiga menstrual.

Compartilhar

Publicado em: 14 de agosto de 2023

Revisado em: 15 de agosto de 2023

A fraqueza que muitas mulheres sentem antes e durante a menstruação tem nome: fadiga menstrual. O sintoma pode ser amenizado com uma série de cuidados.

 

Dias antes de a menstruação chegar, é comum sentir fraqueza no corpo, cansaço (físico e mental) e maior dificuldade de realizar atividades do cotidiano. Muitas vezes isso também é sentido durante o período menstrual. Esses incômodos que muitas mulheres podem sentir antes e durante a menstruação têm nome: fadiga menstrual.

A fadiga menstrual é um dos sintomas mais comuns associados à tensão pré-menstrual (TPM). “É uma condição que a mulher apresenta no período menstrual, que é cíclica, às vezes iniciando alguns dias antes do período menstrual, por vezes se estendendo durante e  alguns dias depois, mas principalmente antes e durante o período menstrual”, afirma o dr. Guilherme Karam, ginecologista e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Metropolitana de Santos, no litoral de São Paulo.

O dr. Karam explica que um dos principais sinais da fadiga menstrual é uma sensação de cansaço intenso e de perda de energia. A mulher também pode sentir um incômodo nas pernas e na região pélvica, além de inchaço e formigamento. E isso pode interferir na qualidade do sono, causar irritabilidade e afetar a execução de atividades do dia a dia e o desempenho profissional. 

O ginecologista diz que a fadiga menstrual normalmente é causada pelas oscilações dos níveis dos hormônios femininos, o estrogênio e a progesterona, que ocorrem durante o ciclo menstrual. “Chegando próximo ao período menstrual, o [nível de] estrogênio está mais baixo e, como não houve a fecundação, a progesterona começa a ter um decréscimo também, e a mulher começa a ter alguns sintomas”, detalha. 

        Veja também: Sintomas do ciclo menstrual | Infográfico

 

Fadiga menstrual como sinal de alerta

De acordo com o dr. Karam, é bastante comum que, antes ou durante a menstruação, as mulheres sintam cansaço de forma moderada, sem que isso comprometa as suas atividades cotidianas. Isso é considerado normal, assim como não sentir nenhum nível de fadiga menstrual. 

Um sinal de alerta surge quando a mulher sente uma perda de energia de maneira intensa e frequente. Nesses casos, é importante ficar atenta e até procurar ajuda médica, porque a fadiga menstrual pode ser sinal de alguma doença. 

“Se tem comprometimento das atividades regulares, comprometimento da sociabilização ou se tem uma baixa importante do desempenho profissional, [a mulher] deve ser acompanhada por um médico, deve ser investigada a possibilidade de outras repercussões clínicas”, chama a atenção o dr. Karam.   

A fadiga menstrual intensa pode ser sintoma de doenças ginecológicas que causam aumento do sangramento, como mioma, pólipo e adenomiose. Também pode estar associada à endometriose, que afeta mulheres jovens.  

“Por ser uma doença inflamatória, a endometriose faz com que a mulher apresente bastante fadiga como principal elemento não pélvico, não ginecológico dos sintomas. A endometriose é uma doença que causa dor e infertilidade na mulher, além de fadiga, que muitas vezes não é percebida na avaliação clínica dela. Só que essa fadiga é mais crônica, é mais contínua, mas, no período menstrual, fica muito exacerbada. A mulher praticamente não consegue fazer nada porque, além da dor, ela fica extremamente cansada, extremamente fatigada”, explica o dr. Karam. 

A fadiga menstrual mais intensa pode ser sinal também de uma série de doenças não ginecológicas. Por isso, é importante que a mulher que sinta cansaço excessivo e contínuo durante o ciclo menstrual procure um ginecologista para investigar as possíveis causas. 

        Veja também: Coisas que acontecem no corpo durante a menstruação: o que é normal?

 

Como melhorar a fadiga

A principal recomendação para a mulher que está sentindo fadiga menstrual é tentar atender ao pedido do corpo e simplesmente descansar. Mas não é só isso. É essencial tomar alguns cuidados ao longo de todo o mês, como forma de minimizar a intensidade e recorrência desse tipo de cansaço.

O dr. Karam recomenda que a mulher procure um nutricionista para avaliar os hábitos alimentares e, se for o caso, fazer ajustes. “A gente sabe que alguns alimentos podem trazer inflamação ao corpo, e isso pode ser uma das causas indiretas de fadiga”, diz.

A prática regular de exercício físico também é importante. “Muitas vezes você tem que priorizar o descanso [antes e durante a menstruação] em detrimento da atividade física, mas não podemos esquecer que durante o mês, de forma regular, a mulher deve praticar exercício físico para prevenir que, no período menstrual, ela tenha mais fadiga, porque, além de ser anti inflamatório, o exercício melhora a condição do corpo e a resistência do corpo a essa situação de cansaço menstrual”, ressalta o médico. 

“E por último e não menos importante: a mulher tem que saber fazer a gestão do estresse, através de técnicas de relaxamento, meditação, mindfulness, yoga. Tudo isso pode reduzir um pouco o estresse, a ansiedade, melhorando esses níveis de fadiga tanto física quanto emocional”, finaliza o especialista.

        Veja também: Como os hormônios influenciam a saúde mental da mulher?

 

Sobre a autora: Fabiana Maranhão é jornalista desde 2006 e colabora com o Portal Drauzio Varella. Tem interesse por temas ligados à saúde da mulher, de crianças e de adolescentes, alimentação saudável e saúde mental.

Veja mais

Sair da versão mobile