O corpo e o ciclo menstrual | Roda de Conversa

Neste Roda de Conversa, a médica ginecologista Carolina Corsini detalha todo o ciclo menstrual e seus efeitos no corpo da mulher. Assista.

Mariana Varella é editora-chefe do Portal Drauzio Varella. Jornalista de saúde, é formada em Ciências Sociais e pós-graduanda na Faculdade de Saúde Pública da USP. Interessa-se por saúde pública e saúde da mulher. Prêmio Especialistas Saúde 2021 e Prêmio Einstein Colunista +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar 2021 @marivarella

Compartilhar

A médica ginecologista Carolina Corsini explica todo o funcionamento do ciclo menstrual durante a vida da mulher.

 

A primeira menstruação, chamada de menarca, é o momento da puberdade em que o organismo da menina começa a se preparar para uma futura gravidez. Os folículos são recrutados e há a produção de estrógeno para estimular a ovulação. O corpo lúteo, então, libera a progesterona. Caso não haja fecundação, o processo é interrompido e começa a menstruação.

Todo esse período que antecede o sangramento é marcado por sintomas pré-menstruais, como inchaço e dor nas mamas, secreção vaginal, dor de cabeça, entre outros. No entanto, é preciso se atentar para alguns sinais do corpo, como cólicas muito fortes (que podem significar endometriose, adenomiose ou mioma), fluxos mais intensos do que o esperado e até piora no quadro de pacientes com incontinência urinária. Saiba mais assistindo a este episódio do Roda de Conversa, com a nossa editora-chefe, Mariana Varella.

Conteúdo desenvolvido em parceria com a marca TENA https://www.tena.com.br

Veja também: Entenda as fases do ciclo menstrual

Veja mais

Sair da versão mobile