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Sugestões de cardápio para prevenir diabetes

frutas, verduras, garrafa de água e peso para a prática de exercícios físicos, essenciais para o controle do diabetes

OMS estima que casos de diabetes devem crescer no mundo todo. No entanto, dieta adequada e exercícios podem reduzir em 60% o risco da doença

 

Você sabia que a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 9% da população mundial tenham diabetes e que em 2035 ela seja a 7ª causa de mortes no mundo? Dois hábitos relativamente simples podem ajudá-lo a não entrar para as estatísticas: alimentação adequada e prática de atividade física. “Combater a obesidade ainda é o melhor método preventivo para o diabetes. Manter um controle nutricional adequado e praticar exercícios físicos regularmente são medidas capazes de reduzir em até 60% o risco de desenvolver a doença”, orienta a endocrinologista do Hospital do Coração de São Paulo, dra. Laura Frontana.

 

Veja também: Prevenção do diabetes começa em casa

 

Atividade física pode ser feita sem restrições. Caminhada, dança, hidroginástica, corrida, natação e ciclismo, em intensidade moderada, três vezes por semana, são algumas das atividades físicas indicadas para prevenir complicações da doença e o controle dos níveis de glicemia, além de ajudar a baixar a pressão arterial e reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas.

Válidas para todas as pessoas, como forma de prevenção, ou para aqueles que já receberam o diagnóstico de diabetes, algumas recomendações nutricionais são importantes aliadas para a busca de melhor qualidade de vida. O ideal é ingerir alimentos em quantidade moderada e fazer três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar) intercaladas com pequenos lanches, dando preferência aos alimentos ricos em fibras e nas versões integrais.

“Um plano nutricional individualizado, considerando características como idade, nível de atividade física, peso, altura, o uso ou não de hipoglicemiantes e insulina é imprescindível para prevenir, tratar e controlar a doença”, destaca a endocrinologista.

Veja as sugestões de alimentos que contribuem para o controle da doença e podem ser consumidos nas refeições diárias. Procure incluir um alimento de cada grupo, variar as combinações para não cair na monotonia e consumir sempre porções pequenas em cada refeição:

 

Carboidratos

 

Sugestão de cardápio para quem tem diabetes.

 

Vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes

 

Sugestão de cardápio de fibras e antioxidantes para quem tem diabetes.

 

Proteínas

Sugestão de cardápio de proteínas para quem tem diabetes.

Gorduras

 

Sugestão de cardápio de gorduras para quem tem diabetes.

Sobre o autor: Juliana Conte

Juliana Conte é jornalista, repórter do Portal Drauzio Varella desde 2012. Interessa-se por questões relacionadas a manejo de dores, atividade física e alimentação saudável.

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