Corpo humano

Jejuno



O jejuno é a parte central do intestino delgado, entre o duodeno e o óleo. Nessa parte que se inicia a absorção, através das vilosidades intestinais, dos nutrientes dos alimentos.

 

O intestino delgado faz parte do sistema digestório e divide-se em três partes: duodeno (logo após o estômago), jejuno (parte central) e íleo (próximo ao intestino grosso), nesta ordem.

 

intestino delgado

A parte está localizada entre o duodeno e o íleo; é nessa parte que se inicia a absorção, através das vilosidades intestinais, dos nutrientes dos alimentos já parcialmente digeridos pelo estômago e pelo duodeno.

O jejuno é móvel, assim como o íleo. Contém músculos lisos que ajudam a mover os alimentos ingeridos, por meio de movimentos conhecidos como peristálticos.

Não é simples demarcar a divisão entre íleo e jejuno, mas as duas partes possuem algumas características diferentes no que se refere à parede, coloração, quantidade de tecido adiposo, entre outras.

Sobre o autor: Mariana Varella

Mariana Varella é editora do Portal Drauzio Varella. Formada em Ciências Sociais pela USP, atua na área de jornalismo de saúde, com foco em saúde da mulher. @marivarella