Corpo humano

Apêndice cecal



O apêndice cecal é um órgão linfático dotado por grande quantidade de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo, por isso é considerado um órgão imunitário secundário.

 

 

O intestino delgado é constituído pelo duodeno, o jejuno e o íleo e se liga ao intestino grosso pela junção ileocecal, onde há uma válvula que impede o retorno do bolo alimentar.

Logo abaixo da junção ileocecal, onde o cólon forma um fundo cego chamado ceco (a primeira porção do intestino grosso), localiza-se o apêndice cecal, um pequeno órgão tubular parecido com o dedo de uma luva. Situa-se na região inferior direita do abdômen e faz parte do sistema digestório.

Seu comprimento é variável, mas dificilmente ultrapassa 8 cm. O apêndice cecal é um órgão linfático dotado por grande quantidade de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo, por isso é considerado um órgão imunitário secundário.

Sobre o autor: Mariana Varella

Mariana Varella é editora do Portal Drauzio Varella. Formada em Ciências Sociais pela USP, atua na área de jornalismo de saúde, com foco em saúde da mulher. @marivarella