Coronavírus

Como diferenciar a gripe comum do coronavírus

Mulher deitada assoando nariz com lenço.

Os sintomas da gripe comum e da infecção por novo coronavírus são os mesmos, mas se sentir dificuldade para respirar, é hora de procurar assistência médica.

 

Não há diferença entre os sintomas de infecção por novo coronavírus (Covid-19) e os da gripe comum. Porém, fique atento se você sentir dificuldade para respirar. Embora a gripe comum também possa provocar falta de ar (dispneia), esse é o sintoma que sinaliza a necessidade de procurar assistência médica para avaliar se trata-se de um caso de novo coronavírus.

Mas nem todas as pessoas com covid-19 sentem dificuldade para respirar. Muitas, inclusive, são totalmente assintomáticas. Como mesmo quem não tem sintoma pode estar infectado e transmitir o vírus, a orientação é que, na medida do possível, todos evitem grandes aglomerações até que a pandemia comece a declinar.

Os demais sintomas causados pelo novo coronavírus são iguais aos da gripe:

O quadro geral varia muito. Tem gente que não apresenta sintoma nenhum, tem gente que apresenta somente alguns deles, tem gente que apresenta vários. Nem mesmo a febre é obrigatória.

Na dúvida, se você apresenta alguns sintomas, procure repousar em casa e alivie o desconforto com analgésicos comuns, como dipirona e paracetamol. Se a dificuldade para respirar aparecer, procure o posto de saúde mais próximo e, se possível, vá até lá usando máscara para não transmitir o vírus.

Sobre o autor: Luiz Fujita Jr

Luiz Fujita Jr é jornalista, editor do Portal Drauzio Varella e criador do podcast Entrementes, sobre saúde mental. @luizfujitajr

Leia mais