2021 não é 2020 | Editorial


Equipe do Portal Drauzio Varella postou em Autor Convidado

editorial drauzio varella: 2021 não é 2020

Compartilhar

Publicado em: 22 de junho de 2021

Revisado em: 22 de junho de 2021

Neste editorial, a equipe do Portal Drauzio Varella reafirma seu compromisso com a ciência, a saúde pública e seus leitores e seguidores.

 

O Portal Drauzio Varella trabalha para levar conteúdo de saúde à população desde o início dos anos 2000. Para isso, pautamo-nos na ciência e seguimos as diretrizes de centros de excelência e organizações reconhecidas pela comunidade científica nacional e internacional, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), da qual o Brasil é signatário.

A ciência baseia-se em dados e estudos, portanto é dinâmica. É comum que haja mudança nas orientações conforme surjam novas evidências.

Veja também: Pandemia não é guerra

Nossa equipe vem acompanhando a pandemia de covid-19, uma doença desconhecida até o ano passado, desde o início. Quando começaram a surgir os primeiros casos na Ásia, passamos a receber dúvidas de pessoas preocupadas com os boatos acerca da gravidade da doença. À época, em janeiro de 2020, tínhamos poucos dados disponíveis sobre os fatos que ocorriam na China. A OMS ainda não havia decretado a pandemia da doença, e sua orientação era para que as pessoas fora das áreas mais atingidas levassem vida normal. Seguimos essas diretrizes, também adotadas por órgãos como o CDC americano.

Quando a pandemia atingiu a Itália, no fim de fevereiro de 2020, o mundo observou que a doença era mais grave do que esperávamos. A OMS decretou a pandemia em março de 2020 e mudou suas orientações. Nossa equipe tomou a mesma atitude, sempre com base nos estudos publicados nos principais periódicos do mundo e na orientação de especialistas renomados.

Passamos, à época, a defender as medidas adotadas pela maioria dos órgãos oficiais de saúde: uso de máscara, redução de mobilidade, distanciamento físico, higiene das mãos, entre outras.

Sempre acompanharemos as evidências científicas e médicas para fornecer informações atualizadas à população. Ainda assim, nossos conteúdos têm sido utilizados fora do contexto, com o objetivo de afirmar recomendações opostas às nossas.

Sabemos que o país vive um momento político difícil, marcado, também, pela desinformação e por ataques à imprensa e à ciência. Diante disso, reafirmamos nosso compromisso com a ciência, a saúde pública e nossos leitores e seguidores. Para honrá-lo, não hesitaremos em mudar nossas orientações sempre que as evidências científicas assim o indicarem.

Veja mais