Como incentivar idosos e crianças a beberem água

Hidratação é importante para o bom funcionamento do organismo. Veja dicas de como aumentar o consumo diário do líquido entre crianças e idosos.

Isabelle Manzini

Isabelle Manzini é jornalista e analista de redes sociais. Interessa-se por assuntos relacionados à saúde mental, saúde da população negra e saúde LGBTQIA+.

Hidratação é importante para o bom funcionamento do organismo. Veja dicas de como aumentar o consumo diário do líquido

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Publicado em: 24 de junho de 2022

Revisado em: 23 de junho de 2022

Hidratação é importante para o bom funcionamento do organismo. Veja dicas de como aumentar o consumo diário do líquido entre crianças e idosos.

 

A hidratação é fundamental para o bom funcionamento do organismo. É ela que vai prevenir quadros de infecção urinária, ajudar na digestão e no transporte de nutrientes e evitar o ressecamento da pele. Mas, embora pareça simples, nem todo mundo consegue beber água na quantidade necessária todos os dias. Para crianças e idosos, essa rotina pode ser ainda mais complicada.

Como já falamos por aqui, a quantidade de água que uma pessoa precisa ingerir varia de pessoa para pessoa. Um cálculo recomendado pelos especialistas é ingerir 35 ml de água para cada quilo. Dessa forma, uma pessoa que pesa 65 quilos deve tomar aproximadamente 2,27 litros de água por dia, por exemplo. 

Quando falamos sobre hidratação de pessoas idosas, o principal obstáculo é uma mudança biológica no organismo que faz com que sintamos menos sede. Isso porque o processo de envelhecimento também atinge os receptores que nos ajudam a identificar a sede. Como não sente sede, a pessoa consome cada vez menos líquido. 

Veja algumas dicas para incentivar a ingestão de água para crianças e idosos:


  • Ofereça pequenas quantidades de água

Não espere a pessoa procurar o líquido. Sempre que puder, leve até ela um copo de água. Valorize a frequência, e não exatamente a quantidade.

  • Aposte em outros líquidos

Embora a água seja a principal fonte de hidratação, também é possível consegui-la através do consumo de sopas, caldos e água de coco. Chás, sucos e vitaminas também podem fazer parte do cardápio, mas com atenção especial para a quantidade de açúcar nesses itens.

  • Invista em alimentos com alto teor de água

Verduras e legumes também podem auxiliar no consumo de água necessário. Alface, tomate, pepino e chuchu são algumas das opções ricas em líquido. Assim como frutas, mas nesse caso se atentando à quantidade de açúcar presente. 

  • Estimule o consumo de água durante o dia

Muitos idosos têm incontinência urinária, por exemplo. Isso pode desestimular o consumo de água no período da noite, já que a pessoa sabe que vai precisar se levantar para fazer xixi. Por isso, priorize a oferta de líquidos durante o dia.

  • Facilite a ingestão

Algumas pessoas podem ter dificuldade para engolir ou movimentos mais limitados. Para facilitar o consumo de água, ofereça-a em um copo mais leve, de tamanho confortável e com um canudo, se necessário.

 

Dicas especiais para os pequenos

  • Explique: Em vez de apenas mandar a criança beber água, explique por que é importante se manter hidratado, mostre a ela os benefícios de uma boa hidratação. 
  • Seja criativo: Providenciar uma garrafinha colorida ou do personagem favorito da criança já é um estímulo para o consumo de água.
  • Crie metas: Vocês podem começar com uma quantidade diária mais baixa e aumentar o consumo de água aos poucos. Combine com a criança para que o aumento seja natural.

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