Entenda como ficar na posição mais adequada no vaso sanitário e por que isso é recomendado.
Você sabia que existe um jeito certo de fazer cocô? Parece brincadeira, mas é isso mesmo: há uma posição correta para evacuar, que facilita a saída das fezes e evita que você precise fazer muita força ao se sentar no vaso sanitário.
“O ideal é que você fique com o abdômen mais próximo às pernas. Então, quando sentar no vaso, a gente pode usar um banquinho para elevar um pouquinho as pernas ou então se inclinar para frente, apoiando o cotovelo no joelho para melhorar a prensa abdominal”, explica o dr. Marcel Feitosa, coloproctologista do Hospital Santa Paula, em São Paulo (SP).
Caso não tenha um banquinho no seu banheiro, você pode usar outro objeto, como a própria lixeira do banheiro, para elevar as pernas.
Existe um músculo chamado puborretal que pressiona o final do intestino (como um gancho) quando estamos sentados normalmente. De pé, ele fica ainda mais contraído, e na posição recomendada (com as pernas elevadas), ele relaxa, liberando o final do intestino. Assim, as fezes ficam “livres” para sair. Isso facilita o funcionamento do intestino e reduz a necessidade de fazer muita força para evacuar, o que ajuda a prevenir problemas como hemorroidas e fissuras anais.
Além disso, existem outras dicas úteis para prevenir problemas proctológicos, como:
- Não fique tempo demais sentado no vaso sanitário. Não precisa fazer tudo correndo, mas normalmente, 5 minutos são mais do que suficientes;
- Vá ao banheiro sempre que sentir vontade e evite segurar as fezes, pois elas tendem a ficar mais ressecadas;
- Prefira lavar o ânus com água e sabão e secar com uma toalha macia (ou usar lenços umedecidos neutros, quando não for possível lavar) do que passar papel higiênico, pois ele não remove totalmente as fezes e causa prurido anal;
- Beba bastante água e consuma fibras para manter o bom funcionamento do intestino e evitar a prisão de ventre;
- Procure atendimento médico se notar sangramento anal ou outras mudanças significativas nos hábitos intestinais.
Confira no vídeo a especialista Tati Zanin ensinando ao dr. Drauzio Varella a posição correta para fazer cocô:
Veja também: Mitos e verdades sobre o ânus