Vamos Falar #6 | Vamos falar sobre chuca

Apesar do tabu, saber fazer a chuca adequadamente é muito importante para garantir a higiene da região anal.

Mariana Varella

Mariana Varella é editora-chefe do Portal Drauzio Varella. Jornalista de saúde, é formada em Ciências Sociais e pós-graduanda na Faculdade de Saúde Pública da USP. Interessa-se por saúde pública e saúde da mulher. Prêmio Especialistas Saúde 2021 e Prêmio Einstein Colunista +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar 2021 @marivarella

Compartilhar

Publicado em: 23 de fevereiro de 2022

Revisado em: 23 de fevereiro de 2022

Apesar do tabu, saber fazer a chuca adequadamente é muito importante para garantir a higiene da região anal.

A chuca, também chamada de enema, é uma prática para evitar surpresas desagradáveis durante o sexo anal, como a saída de fezes. Não há uma regra sobre quando ou quantas vezes é preciso fazer essa limpeza, mas, neste episódio da Vamos Falar, a proctologista Vanessa Prado dá dicas para garantir a segurança na higiene retal.

Atualmente, já existem acessórios específicos para a chuca, vendidos na farmácia. Também é possível introduzir delicadamente uma seringa com água ou soro fisiológico com a ajuda de um lubrificante. Em ambos os casos, o material utilizado não pode ser compartilhado. Já a ducha ou o chuveirinho não são recomendados, porque podem causar feridas na entrada do ânus. Assista e saiba como fazer.

Veja também: Vamos falar #1 | Você sabe o que é peegasm?

Veja mais