Azeite, óleo de soja, manteiga… A gordura na alimentação suscita muitas dúvidas, mas ela não é necessariamente ruim.
Quando falamos em gordura, automaticamente já associamos a algo ruim. Mas será que é isso mesmo? A nutricionista Cyntia Maureen esclarece algumas dúvidas sobre gordura na alimentação a partir das perguntas enviadas pelo público.
Existe gordura boa para o consumo?
O ideal é que se aproveite as boas gorduras que estão já inseridas nos alimentos, como abacate, castanhas e coco. O azeite é uma gordura muito boa, que pode ser utilizada naturalmente na nossa alimentação, mas é necessário ter cuidado com a quantidade utilizada. É importante estar atento ao tipo de gordura na alimentação; que seja uma gordura poliinsaturada, pois ajuda a reduzir o colesterol ruim, aumentar o colesterol bom e diminuir as taxas de gordura no organismo.
Precisamos de gordura para absorção dos nutrientes em nosso organismo?
A verdade é que a gordura é fundamental para nossa saúde. As gorduras têm importantes funções no nosso organismo, como a absorção dos nutrientes. Há 4 tipos de vitaminas lipossolúveis, ou seja, dependem de gordura para serem absorvidas: vitamina A, D, K e E. Além disso, a produção de hormônios também depende das gorduras.
Afinal, margarina ou manteiga? Qual a “menos ruim”?
Nenhuma das duas é tão boa assim. A margarina, em si, não é um alimento; ela é extraída de um óleo vegetal que passa pelo processo de hidrogenação, com formação de gordura trans (nada benéfica para o organismo).
A manteiga é extraída dos leites e tem seu valor nutritivo, porém é riquíssima em gordura saturada, que não faz tão bem, pois seu acúmulo nas artérias está associado ao infarto.
Entre as duas, a menos prejudicial seria a manteiga, mas consuma em pequenas quantidades.
Veja também: Animação explica como se formam as placas de gordura
Ghee é uma boa opção?
A manteiga Ghee é uma gordura extraída da manteiga tradicional, não tem proteínas nem lactose (componentes que a tradicional tem), é apenas gordura. Dessa forma, também é preciso ter moderação no consumo.
Algumas gorduras realmente podem ajudar na perda de peso e na redução do colesterol?
Nenhum alimento em si é milagroso, ou seja, nada utilizado isoladamente ajuda na perda de peso ou de gordura. Toda a dieta deve ser analisada.
Não existe gordura que tenha esse efeito sozinha. As gorduras boas têm a função de ajudar a melhorar os níveis de colesterol no sangue, mas isoladamente elas não colaboram para a perda de peso.
Assista ao vídeo completo