Vídeos

Preservação é Saúde | Recorte



Nos últimos anos, a relação entre o meio ambiente e a saúde humana tornaram-se cada vez mais evidentes. Os episódios do Recorte “Preservação é Saúde” mostram como o descaso com a natureza impacta diretamente na qualidade de vida dos seres humanos. Assista.

Em quatro episódios, dr. Drauzio Varella e especialistas mostram que a saúde e o meio ambiente então diretamente ligados. Na primeira parte da série “Preservação é Saúde”, a importância da biodiversidade para o equilíbrio da natureza e a saúde humana é o tema central. Com o avanço do desmatamento, porém, vemos o surgimento de novas epidemias e pandemias, além da extinção de várias espécies de animais.

Já no segundo, o foco são as queimadas, que tanto chamam a atenção dos climatologistas nos últimos anos. 2020, por exemplo, foi considerado o ano mais quente da história – com muitos dos incêndios ligados a ações ilegais que continuam impunes até hoje.

O terceiro episódio do Recorte expõe a negligência do poder público com as comunidades tradicionais brasileiras, que praticam técnicas de cultivo que respeitam a natureza e preservam a biodiversidade de suas regiões. Durante a pandemia da covid-19, esses grupos ficaram ainda mais vulneráveis a invasões, doenças e mortes.

O quarto e último explica a relação entre todo o desmatamento e descasos apresentados com o surgimento de novas pandemias como a do coronavírus. Como a saúde animal e a saúde humana estão diretamente ligadas, preservar a biodiversidade é também uma forma de garantir o bem-estar da população.

Veja também: População indígena: como as fake news atrapalham a vacinação? | Linha de Frente