Intoxicação alimentar em 4 perguntas | Ricardo Barbuti

Por que é melhor comer uma fruta inteira que uma salada de frutas comprada pronta? Especialista explica a intoxicação alimentar em 4 perguntas.

Luiz Fujita Jr é jornalista, editor do Portal Drauzio Varella e criador do podcast Entrementes, sobre saúde mental. @luizfujitajr

Thumbnail com o gastro Ricardo Balbuti e o texto "Intoxicação alimentar em 4 perguntas".

Compartilhar

Por que é melhor comer uma fruta inteira que uma salada de frutas comprada pronta? Especialista explica a intoxicação alimentar em 4 perguntas.

 

Por que é melhor comer uma fruta inteira que uma salada de frutas comprada pronta? Dr. Ricardo Barbuti, médico gastroenterologista e membro da Federação Brasileira de Gastroenterologia, esclarece essa dúvida e outros temas sobre intoxicação alimentar.

Este conteúdo faz parte de uma parceria entre o Portal Drauzio Varella e o Grupo DPSP.

 

Qual a diferença entre infecção e intoxicação alimentar?

São termos utilizados, muitas vezes, como sinônimos, mas há diferenças. A intoxicação nem sempre está associada à presença de um agente infeccioso, enquanto na infecção há bactéria, protozoário ou vírus provocando sintomas.

 

Quando realmente é necessário procurar ajuda médica?

É muito importante que pacientes que apresentem um quadro diarreico significativo procure o acompanhamento médico. Muitas evacuações por dia, em grande quantidade, podem levar a sintomas problemas como desidratação. Boca seca, aceleração da batida do coração, fezes com sangue, muita dor abdominal, febre alta, são motivos que fazem necessário procurar atendimento precocemente. Especialmente se for um paciente imunodeprimido, idoso ou criança muito pequena.

 

Quais são os alimentos que mais causam esse tipo de problema?

Qualquer alimento mal conservado ou contaminado pode levar a uma série de sintomas e sinais. Deve-se ter especial atenção com alimentos consumidos crus ou com os que foram muito manipulados. Por exemplo, é muito mais seguro ingerir uma fruta inteira que uma salada de frutas, que já houve pessoas que descascaram, manipularam etc.

Alimentos expostos ao meio ambiente, principalmente em temperaturas elevadas, suportam menos, ou seja, devem ser consumidos precocemente. Carnes, ovos, frutos do mar, por exemplo, são alimentos que deterioram com mais rapidez.

 

O que devo comer quando estiver com intoxicação?

Se puder comer o que já está habituado, é preferível. Mas, normalmente, quando existe uma diarreia mais importante, é recomendado ao adulto não ingerir leite ou derivados e alimentos ricos em cafeína (como café, chocolate e refrigerantes).

A hidratação adequada é fundamental, seja com água de coco, isotônicos ou mesmo suco de fruta, desde que se evite o consumo de sucos industrializados, especialmente os de maçã e uva.

 

Assista ao vídeo completo

Veja mais

Sair da versão mobile