Sangue nas fezes e sangramento anal

Qualquer sangramento ao longo do tubo que vai da boca ao ânus pode causar sangramento anal. Saiba quando procurar ajuda.

Sangramento anal ou sangue nas fezes pode ser causado por qualquer sangramento ao longo do tubo que vai da boca ao ânus. Saiba quando o problema exige uma visita ao médico.

Compartilhar

Publicado em: 13 de abril de 2011

Revisado em: 27 de julho de 2023

Sangramento anal ou sangue nas fezes pode ser causado por qualquer sangramento ao longo do tubo que vai da boca ao ânus. Saiba quando o problema exige uma visita ao médico.

 

A intensidade do sangramento anal pode variar de quase imperceptíveis manchas no papel higiênico ou na roupa íntima a uma significante perda de sangue que tinge de vermelho vivo a água do vaso sanitário.

Como o trato digestivo é um tubo contínuo que vai da boca ao ânus, qualquer sangramento ao longo dele pode provocar o aparecimento de sangue nas fezes ou causar sangramento anal. Quanto mais vermelho for o sangue, mais baixo se localiza o problema. Se o sangramento for na boca, na garganta ou no estômago, é mais provável que o sangue apareça nos vômitos e não nas fezes ou em sangramentos anais.

Sangramento no intestino superior, frequentemente associado a ulcerações, podem causar vômitos sanguinolentos e o aparecimento de fezes escuras com sinais de sangue (semelhantes à borra de café).

A presença de sangue vivo, não misturado às fezes, indica sangramento na parte inferior do sistema gastrointestinal e pode ser consequência de fissura anal, colite, doença diverticular ou hemorroidas.

O sangramento anal pode ser assustador, mas, na maioria das vezes, sua causa não é grave.

 

Recomendações para evitar sangue nas fezes

  • Procure manter uma dieta saudável. Coma alimentos com muita fibra. Dê preferência a frutas frescas, como mamão e manga, vegetais e cereais;
  • Ingira bastante líquido, especialmente água;
  • Mantenha boas noites de sono;
  • Faça exercícios regularmente;
  • Não faça esforço exagerado para evacuar e não permaneça sentado no vaso sanitário por muito tempo. Se não conseguiu evacuar, levante-se e tente em outra hora;
  • Procure o médico se, além do sangramento, surgirem sintomas como dores abdominais ou cãimbras.

 

Quando procurar um médico em caso de sangue nas fezes

Procure o médico imediatamente na ocorrência de qualquer sangramento anal repentino ou persistente acompanhado de ardor ou de outros sintomas. Hemorroidas são a causa mais frequente, todavia existem outras que precisam ser afastadas. Entre elas, a mais importante é o câncer do cólon e do reto.

Esse diagnóstico deve ser pesquisado especialmente nas pessoas com sangramento vivo nas fezes, que estejam acima dos 50 anos e naquelas com histórico familiar desse tipo de doença.

Veja também: Mitos e verdades sobre a fissura anal

 

Perguntas frequentes sobre sangramento anal

Sexo anal causa hemorroidas ou sangramento?

Não. O sangramento só ocorre se houver algum trauma que ocasione fissuras ou microfissuras. Para evitar, é fundamental o uso de lubrificantes próprios para esse tipo de relação.

 

Sangue nas fezes pode ser câncer?

Sangue nas fezes é um dos sintomas de câncer de intestino, embora não signifique necessariamente que esse será o diagnóstico. De qualquer forma, é importante procurar um especialista (proctologista) o quanto antes, principalmente se você tem mais de 45 anos e histórico familiar de câncer na família.

 

Qual exame devo fazer para detectar sangue nas fezes?

Chama-se exame de sangue oculto nas fezes. Ele avalia a presença de pequenas quantidades de sangue que podem não ser visíveis a olho nu. Ajuda a detectar a presença de sangramentos no intestino grosso que podem ser sinais de úlceras, colite ou câncer.

Veja também: Botox anal para tratamento de fissura anal; saiba como funciona

Veja mais

Sair da versão mobile