Diverticulite e diverticulose

Diverticulose é a presença de diversas estruturas chamadas de divertículos. Quando eles inflama, tem-se a diverticulite. Entenda.

Diverticulite é uma doença que se instala quando os divertículos (estruturas que retêm pequenas quantidades de fezes) ficam inflamados ou infectados, podendo apresentar abscesso ou perfuração. Saiba mais.

Compartilhar

Publicado em: 20 de abril de 2011

Revisado em: 31 de outubro de 2023

Diverticulite é uma doença que se instala quando os divertículos (estruturas que retêm pequenas quantidades de fezes) ficam inflamados ou infectados, podendo apresentar abscesso ou perfuração. Saiba mais.

 

Divertículo é uma saliência parecida com a ponta de um dedo de luva, que pode localizar-se em diferentes áreas do trato gastrointestinal, mas se manifesta com mais frequência entre as fibras musculares das paredes do intestino grosso. No divertículo, uma pequena quantidade de fezes pode penetrar e ficar retida. Ali, se houver condições favoráveis, colônias de bactérias podem se alojar.

Divertículos são de dois tipos: o hipotônico e o hipertônico. O hipotônico instala-se como decorrência do afrouxamento da musculatura lisa do intestino, e o hipertônico é provocado pelo aumento anormal do tônus dessa mesma musculatura e pelo crescimento significativo da pressão no cólon.

A presença de numerosos divertículos no intestino recebe o nome de diverticulose. Acredita-se que grande parte da população com mais de 60 anos seja portadora assintomática dessa condição.

A diverticulite ocorre quando os divertículos ficam inflamados ou infectados, podendo apresentar abscesso ou perfuração. Nesses casos, é maior o risco de os resíduos intestinais escaparem para a cavidade abdominal e provocarem uma complicação chamada peritonite.

Diverticulose é a presença de numerosos divertículos. A diverticulite se instala quando esses divertículos inflamam ou infeccionam. | rob3000

 

Causas de diverticulose

Entre as causas de diverticulose destacam-se:

  • Envelhecimento e a consequente perda de elasticidade da musculatura intestinal;
  • Dieta alimentar pobre em fibras;
  • Aumento da pressão no interior do cólon;
  • Predisposição genética.

 

Sintomas de diverticulite 

Em grande parte dos casos, diverticulose é uma doença assintomática, que passa despercebida e só é diagnosticada em uma investigação eventual. Quando os sintomas aparecem, são queixas inespecíficas de desconforto abdominal, mais do lado esquerdo, prisão de ventre e alterações dos hábitos intestinais.

A diverticulite aguda é um sinal de complicação nos divertículos. Dependendo da gravidade do quadro, os sintomas mais importantes são:

Veja também: Prisão de ventre – Por Que Dói? #38

Diagnóstico da diverticulite

O diagnóstico da diverticulite aguda leva em conta a história do paciente, o exame clínico e os achados da tomografia computadorizada. O enema opaco e a colonoscopia não devem ser indicados nessa fase inicial, porque o trânsito livre das fezes pela perfuração do divertículo pode provocar um quadro de infecção abdominal e peritonite grave.

Estabelecer o diagnóstico diferencial da diverticulite é indispensável para distingui-la de doenças como apendicitecâncer de cólon e doença de Crohn, entre outras.

 

Tratamento da diverticulite

Se não houver sinais de gravidade, o tratamento inicial da diverticulite associa dieta leve e líquida à prescrição de analgésicos e antibióticos. Em geral, em 72 horas, 80% dos casos evoluem para cura.

Se a resposta for diferente, restam duas opções: a cirurgia para a retirada da parte do intestino comprometida pelos divertículos e a drenagem dos abscessos através de punção transcutânea, se eles forem pequenos.

Como as recidivas da diverticulite aguda costumam ser frequentes, a cirurgia pode ser programada de acordo com a conveniência e condições orgânicas dos pacientes.

Veja também: Funcionamento dos intestinos | Entrevista

Recomendações para prevenir diverticulite e diverticulose

  • Inclua preferencialmente alimentos com alto teor de fibras na sua dieta habitual. Frutas, vegetais, cereais integrais e grãos são importantes para o processo digestivo como um todo e fundamentais para o bom funcionamento intestinal e para prevenção da doença diverticular;
  • Beba pelo menos 2 litros de líquido por dia para facilitar a formação do bolo fecal;
  • Não tome laxantes por conta própria para combater as crises de obstipação intestinal;
  • Lembre-se de que a atividade física ajuda a acelerar o metabolismo e, consequentemente, o trânsito intestinal.

 

Perguntas frequentes sobre diverticulite e diverticulose

Diverticulose precisa de tratamento?

Em casos específicos, a diverticulose pode causar algum desconforto, mas em geral só exige tratamento quando ocorre inflamação ou infecção dos divertículos (diverticulite).

Diverticulite pode causar câncer de intestino?

Não, a diverticulite não tem nenhuma relação com o câncer de intestino nem aumenta o risco de desenvolvê-lo. Uma pessoa pode ter as duas doenças, mas isso não significa que elas estejam relacionadas.

Veja também: Câncer de intestino aumenta entre mais jovens

Veja mais

Sair da versão mobile