Vídeos

Pacientes reumáticos e transplantados precisam suspender a medicação? | Coronavírus #33



Paciente reumático ou que faça uso de medicamentos imunossupressores devem redobrar os cuidados com o coronavírus e conversar com seu médico sobre seu caso.

 

 

As pessoas perguntam sobre as doenças reumáticas. Muitos dos que têm doenças reumáticas, por exemplo artrite reumatoide (aquela que deforma a mão), lúpus e uma série de outras, tomam imunossupressores, que são medicamentos para reduzir a ação do sistema imunológico. E o que eles devem fazer? Parar de tomar esses imunossupressores, que muitas vezes são derivados da cortisona? Não há como responder essa pergunta de um modo geral. A própria Sociedade Brasileira de Reumatologia tem indicado o quê? Discuta com o seu médico.

Não existe uma orientação geral pra todos. Você tem quadros clínicos de doenças reumáticas que são mais leves. Essas pessoas talvez possam reduzir a quantidade de imunossupressor ou derivados da cortisona que está tomando. Outros tomam imunossupressores mais pesados.

Há inclusive aqueles que foram transplantados. Transplante de rim, pulmão, fígado, que são muito comuns. Mas tudo tem que ser definido caso a caso. Então, essas pessoas que estão fazendo esses tratamentos, lógico que estão fazendo tratamentos prescritos por um médico, eu imagino. Entra em contato com ele, veja o que é possível fazer. Talvez alguns até possam ficar sem tratamento imunossupressor por algumas semanas.

Não dá pra gente garantir, porque pode haver outros que dependem do remédio, e dependem naquela dose exata que estão tomando. Então, nesses casos, é preciso orientação do médico que acompanha, do médico que prescreveu essas medicações.

Veja também: Peguei coronavírus uma vez. Estou imune?

Leia mais