Vídeos

Novas orientações precisam ser seguidas | Coronavírus #3



Com a rapidez da disseminação do novo coronavírus, é importante entender que novas orientações sobre a pandemia podem surgir em dias ou semanas. Assista.

 

Olá, hoje é dia 18 de março de 2020. Vocês vão encontrar na internet vídeos em que eu falava: “não, não há motivo pra pânico, nós temos que levar vida normal, eu mesmo estou levando vida normal”. Motivo pra pânico não existe nem agora, lógico, mas não está mais na hora de dizer que eu tô levando vida normal, evidentemente. Eu tenho mais de 70 anos e tô bem resguardado mesmo. E é isso que as pessoas com mais de 60 anos de idade devem fazer.

Veja também: Respostas às perguntas mais frequentes sobre o novo coronavírus

Mudou. Nós temos que acompanhar o que está acontecendo. Procure se informar, porque a epidemia é dinâmica. Isso que eu tô dizendo agora talvez mude em alguns dias ou em algumas semanas. Nós temos agora uma epidemia, que tá se disseminando. O vírus tá se espalhando, a gente não sabe exatamente onde ele se encontra.

Então, reforcem as medidas de precaução, as medidas preventivas, que você já sabe quais são: Lavar as mãos, evitar ficar próximo de outras pessoas e especialmente, proteger os mais velhos, as pessoas que você tem casa, seus pais, seus avós.

Diminuir o contato físico com eles e toda vez que você entrar em casa, a primeira coisa, antes de mais nada, lavar as mãos com água e sabão. E depois, fazer o quê? Pegar a maçaneta da porta e higienizar com álcool ou com detergente, esse detergente comum de cozinha.

Todo cuidado nesse momento é pouco. A doença pode não ser grave na sua faixa etária, mas você pode levar pra uma pessoa fragilizada na sua família.

Leia mais