Coronavírus

Como limpar superfícies e objetos para prevenir o coronavírus

Mãos com luvas limpando uma pia com pano e desinfetante.

Limpar superfícies e objetos é essencial para prevenir o coronavírus, principalmente se houver uma pessoa com sintomas na casa. Veja como proceder.

 

Ainda não se sabe quanto tempo o novo coronavírus sobrevive no ambiente, mas evidências sugerem que esse período pode chegar a dias. Ou seja, superfícies certamente são uma forma de propagação. Sendo assim, limpe e desinfete locais e objetos da casa que são tocados com frequência, como mesas, interruptores, celulares, controles remotos, registros de torneiras, maçanetas e puxadores.

Veja também: Como lavar as mãos corretamente

 

Quando higienizar

 

Se na casa houver uma pessoa com sintomas, procure deixá-la somente em um cômodo, reserve utensílios para que só ela use e limpe e desinfete todos os locais que forem tocados por ela — e que são de uso comum — logo após ela tocá-los. Se possível, use luvas descartáveis ou pelo menos luvas que sejam reservadas somente para essa finalidade.

Idealmente, cada local deve ser limpo e desinfetado após ser tocado por cada pessoa da casa, mesmo aquelas que não apresentem sintomas. Como esse cuidado geralmente é impraticável, procure limpar com a maior frequência que conseguir. Peça ajuda: todos são responsáveis por ajudar a conter a disseminação.

 

Como limpar

 

Para limpar, um pano úmido com água e sabão ou detergente é suficiente. Ao limpar eletrônicos, tenha cuidado para não deixar o pano úmido demais.

 

Como desinfetar

 

Para desinfetar, use álcool a pelo menos 70% ou faça uma solução de 250 mL de água sanitária (a 2%) por litro de água. Se não utilizar luvas, lembre-se de lavar as próprias mãos após higienizar superfícies e objetos.

 

Outros cuidados

 

  • Ao colocar roupas e outros tecidos para lavar, não os chacoalhe para minimizar a dispersão de vírus;
  • Se os tecidos permitirem, utilize água quente;
  • Não é necessário separar as roupas da pessoa com sintomas na lavagem;
  • Lembre-se de limpar e desinfetar cestos de roupas, ou utilize sacos descartáveis para armazenar a roupa suja até lavá-las;
  • Seja cidadão: Não estoque insumos como álcool e outros produtos. Todos precisam ter condições de se prevenir para que a propagação do vírus seja contida com sucesso.

Sobre o autor: Luiz Fujita Jr

Luiz Fujita Jr é jornalista, editor do Portal Drauzio Varella e criador do podcast Entrementes, sobre saúde mental. @luizfujitajr