Vídeos

Como improvisar uma máscara em momentos de urgência? | Coronavírus #27



Pessoas com suspeita de estar com o novo coronavírus só devem ir ao pronto-socorro se sentirem falta de ar. Veja como improvisar uma máscara.

 

Aqueles que dizem “acho que eu estou com coronavírus. Como eu que faço pra ir ao pronto-socorro se eu não tenho máscara?”. Primeiro, você só deve ir ao pronto-socorro se estiver com falta de ar. Se não estiver com falta de ar, fica em casa.  Agora, se precisar mesmo, e você não tem máscara, você pode improvisar com cinco folhas de papel toalha. Esse papel toalha de cozinha, mesmo, cinco folhas aqui. Achar um jeito de prender essas cinco folhas no rosto. 

Se você não tiver nem o papel toalha à disposição, pegue uma toalha mesmo. Improvise uma máscara com essa toalha e prenda o mais fixo que você puder, fechando o nariz e a boca. E ainda sim, procure ficar longe das pessoas. E se você fizer essa máscara, lembre-se que à medida que ela vai se umedecendo com a própria respiração, ela vai perdendo a eficácia. Não coloque a mão na parte de fora da máscara improvisada ou mesmo da máscara verdadeira, porque você pode entrar em contato com o vírus.

A máscara pode te dar uma falsa impressão de que você está seguro. Não está. Você precisa tomar todas as precauções que você já sabe quais são (lavar a mão, etc.).

Veja também: Máscara contra o coronavírus: É hora de usar!

Leia mais