Vídeos

150 minutos de exercícios por semana | Animação #03

thumb anima prati sedentarismo

Vale a pena o esforço para fazer 150 minutos de exercícios por semana e evitar o sedentarismo, um dos maiores fatores de risco para doenças graves.

 

Ser sedentário é um dos fatores que mais expõe nossa saúde a algumas das doenças que mais matam no mundo, como hipertensão, infarto, AVC, diabetes e câncer.

Para entrar no grupo das pessoas consideradas ativas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece que é preciso fazer 150 minutos de atividade física moderada ou intensa por semana, ou seja, 30 minutinhos, 5 vezes por semana.

E o que é considerado atividade física? Qualquer atividade com movimento muscular que provoque gasto de energia. Mas lembre-se que a recomendação exige atividade MODERADA ou INTENSA. Ou seja: a rigor, apertar o botão do controle remoto gasta energia. Mas claro que não é uma atividade moderada e muito menos intensa.

As atividades que contam não precisam ser, necessariamente, um exercício. Mas convenhamos, ações cotidianas, como carregar compras para dentro de casa, podem fazer suar, mas não demora nem 10 minutos.

 

Veja também: Drauzio desafia Tavião a correr 5km

 

Então, vale a pena encaixar um tempinho dedicado ao exercício regular no seu dia-a-dia. Caminhe mais, ande de bicicleta, frequente uma academia. Ou corra. Como eu. Que, aliás, comecei a correr aos 50 anos de idade. 

Antes tarde do que nunca.