Aplicativo Primeiros Socorros Drauzio Varella ensina como proceder em caso de acidentes - Portal Drauzio Varella
Página Inicial
Saúde pública

Aplicativo Primeiros Socorros Drauzio Varella ensina como proceder em caso de acidentes

Publicado em 22/08/2012
Revisado em 11/08/2020

Aplicativo Primeiros Socorros Drauzio Varella ensina os procedimentos corretos para mais de 20 situações e tem botão para ligar para o Samu. Baixe agora.

 

Anualmente ocorre 1 milhão de casos de queimaduras no Brasil, sendo que 70% dos casos acontecem em casa. Já as quedas são responsáveis por quase 1/3 dos acidentes domésticos, e só no Estado de São Paulo uma pessoa morre a cada 3 dias em função delas.

Acidentes assim podem acontecer com qualquer pessoa e nessas horas é fundamental saber tanto como agir quanto o que não deve ser feito. Como são imprevisíveis, é importante ter acesso fácil à maneira correta de fazer os primeiros-socorros, já que nem sempre há tempo de esperar pela ajuda de profissionais.

Tela de exemplo do aplicativo Primeiros Socorros Drauzio Varella.
Aplicativo de primeiros-socorros, desenvolvido e supervisionado pelo Dr. Drauzio, está disponível para smartphone e tablet

Pensando nisso, o Dr. Drauzio Varella, em parceria com a Uzumaki Comunicação, a Lab 62 e a Qualicorp, criou um aplicativo gratuito para celulares smartphone e tablets com informações sobre como prestar socorro em 11 situações: engasgamentos, queimaduras, traumas na cabeça, cortes, fraturas e entorses, choques elétricos, picadas e mordidas de animais, intoxicações e alergias, sangramentos, afogamentos e quadros em que é necessário transportar feridos.

A ideia do aplicativo, que tem como objetivo mostrar como conduzir a situação até o socorro profissional chegar, surgiu após a série Primeiros-Socorros, veiculada no programa Fantástico, da Rede Globo. “Como em televisão o tempo é muito curto, tivemos que focar em alguns acidentes domésticos, não pudemos falar de todos. Esse aplicativo reúne essas informações de forma completa e mais acessível”, explica o Dr. Drauzio.

 

Vídeo: Dr. Drauzio apresenta o app de Primeiros Socorros

 

Voltado para o público leigo, o aplicativo usa linguagem simples, com orientações fáceis de entender e imagens para ilustrar as informações, além de ter navegação bem prática: com um toque, o usuário escolhe qual tipo de emergência quer acessar e, em seguida, aparecem as orientações sobre o que fazer e o que não deve ser feito. O app disponibiliza também um botão para acionar diretamente o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) pelo em situações mais graves, além de um quiz para o usuário verificar seus conhecimentos sobre o tema.

O aplicativo está disponível na loja de apps da Apple e na Google Play Store:

 

Como baixar o aplicativo

 

a) Para iPhones e iPads (app store) diretamente do aparelho: 

  1. Clicar no ícone App Store (em geral, fica na tela inicial de aplicativos);
  2. Clicar no ícone “search”, na parte inferior da tela (ícone da lupa, quarto da esquerda para direita);
  3. Digitar “drauzio” no campo da busca;
  4. Clicar no ícone do aplicativo entre os resultados da busca;
  5. Após a abertura da tela de informação sobre o aplicativo, clicar no botão azul escrito “Free”, que fica no canto superior direito; esse mesmo botão mudará para “install app”e ficará verde; clicar nele novamente;
  6. Caso o usuário ainda não tenha realizado nenhum download no aparelho, aparecerá na tela um campo para que ele insira a senha de sua conta na app store;
  7. Após inserir a senha, o download começará. O tempo de download dependerá da conexão por wi-fi ou do nível de sinal do celular.

 

b) Para celulares e tablets com sistema operacional Android:

  1. Clicar no ícone “Play Store”;
  2. Clicar no ícone da lupa, no canto superior direito da tela ou no ícone de lupa que existe nos próprios aparelhos;
  3. Digitar “drauzio” no campo da busca;
  4. Clicar no ícone do aplicativo entre os resultados da busca;
  5. Clicar no botão escrito “Instalar”;
  6. Ao término do download, basta clicar em “Abrir” para utilizar o aplicativo.
Compartilhe