Página Inicial
Proctologia

Ficar muito tempo no vaso sanitário pode causar hemorroidas?

Publicado em 24/10/2023
Revisado em 24/10/2023

Conheça esse e outros fatores de risco associados ao desenvolvimento da doença, quais os sintomas e tratamento.

 

Atire a primeira pedra quem nunca foi para o banheiro fazer suas necessidades básicas, levou o celular e acabou ficando ali sentado por vários e vários minutos porque perdeu a noção do tempo. Esse simples hábito pode até parecer inofensivo, mas não é bem assim: passar muito tempo no vaso sanitário aumenta o risco de hemorroidas

“Quando você fica muito tempo sentado no vaso, o formato do vaso faz com que a circulação da região retal seja restringida, e isso aumenta a chance da hemorroida porque as hemorroidas, na verdade, são varizes da região. São o aumento dos vasos sanguíneos”, explica o dr. Marcel Feitosa, coloproctologista do Hospital Santa Paula, em São Paulo.

Além disso, passar um tempo prolongado no vaso também aumenta o risco de fissuras anais e outros problemas na região. Segundo o médico, o tempo médio ideal para uma pessoa evacuar seria entre 2 e 5 minutos, aproximadamente. “Você não precisa fazer força para ir rápido demais, mas também não pode ficar esperando para sempre”, afirma. 

Outros fatores como constipação, obesidade, sedentarismo, gravidez, dieta pobre em fibras e questões genéticas também podem estar associados ao desenvolvimento de hemorroidas. 

        Veja também: Por que Dói? #33 | Hemorroidas

 

Sintomas e tratamento das hemorroidas

Os sintomas de hemorroidas incluem dor na região anal, sangramento durante a evacuação, coceira (causada pelo inchaço das veias) e a visualização da hemorroida propriamente dita, uma saliência que pode ser sentida como uma “bolinha” na região. 

“O tratamento da doença pode ser feito por medicamentos ou pode ser cirúrgico. Depende de caso a caso [e deve] ser avaliado pelo proctologista para se fazer o melhor tratamento possível”, completa o dr. Marcel. 

 

Cuidados necessários

Se você está com hemorroidas, é importante tomar alguns cuidados no dia a dia, como:

  • evite o uso de papel higiênico (é preferível lavar a região anal com água e sabão e secar com uma toalha de algodão); 
  • alimente-se bem e busque ingerir alimentos ricos em fibras;
  • atenda a necessidade de evacuar e não force demais – se não conseguiu no momento, tente de novo mais tarde, pois, conforme falamos, ficar muito tempo no vaso é prejudicial; 
  • e beba bastante líquido, que ajuda a amolecer as fezes (no entanto, evitar bebidas alcoólicas).

        Veja também: Mitos e verdades sobre o ânus

Compartilhe
Sair da versão mobile