Podcasts

DrauzioCast #027 | Tomadas e janelas



Ouça dicas de prevenção do dr. Drauzio neste podcast sobre acidentes com crianças.

 

 

 

Acidentes domésticos na infância podem ter consequências graves. Uma criança de três anos, por exemplo, que já anda, corre, fala, consegue se vestir sozinha e que todos já acham independente não tem a menor noção do perigo. É capaz de causar um acidente grave com ela mesmo.

Assim que elas começam a engatinhar são atraídas pelas tomadas elétricas. Volta e meia estão lá, tentando enfiar os dedos nos buracos das tomadas.

Embora esses choques sejam fortes, a maioria não causa grandes complicações nas crianças maiores. Mas, em bebês de 10~11 quilos, pode provocar uma arritmia cardíaca grave, porque a corrente elétrica passa também pelo coração.

Como o nosso coração funciona às custas de estímulo elétrico, essa descarga extra de eletricidade pode provocar uma desorganização dos batimentos cardíacos, conhecida como arritmia — que numa criança pequena pode ser fatal.

Veja também: Cordões de cortinas podem causar estrangulamento de crianças

Alguns pais não cobrem as tomadas, imaginando que se tomarem um choque as crianças aprenderão que não devem colocar o dedo ali. Estão completamente errados. As tomadas elétricas devem estar sempre bem vedadas. Não com fita crepe, ou outra fita adesiva qualquer.

Criança é curiosa, vai lá, acha que a fita está escondendo um brinquedinho interessante, mexe, puxa até conseguir levantar uma pontinha. Daí retira a fita inteira e enfia o dedo na tomada. Não tem saída: [em] casa onde tem criança, as tomadas precisam ser bloqueadas, de forma a torná-las seguras, indevassáveis.

Lembre: prevenir é sempre o melhor remédio para evitar os acidentes com crianças. Parte deles acontece mesmo quando tem um adulto por perto. Bastam dois minutos de distração e pronto: a confusão está armada.

Sobre o autor: Drauzio Varella

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.

Leia mais