DrauzioCast #009 | Sintomas do câncer de Intestino

Sintomas do câncer de intestino variam muito, vão de enfraquecimento a prisão de ventre.

Drauzio Varella

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.

thumb drauziocast 9 cancer intestino

Compartilhar

Publicado em: 11 de junho de 2018

Revisado em: 23 de setembro de 2021

Sintomas do câncer de intestino variam muito, vão de enfraquecimento a prisão de ventre.

 

 

 

O intestino possui duas grandes regiões: uma parte mais fina, chamado intestino delgado, que está relacionada com a digestão e a absorção dos alimentos; e uma mais grossa, o intestino grosso, responsável pela absorção de água, armazenamento e eliminação dos resíduos da digestão.

Câncer na região mais fina do intestino — no intestino delgado — é muito raro; em compensação, na parte grossa é muito frequente. A doença começa sempre com uma lesão benigna, que vai evoluindo lentamente até se transformar num tumor maligno. Nessa fase de benignidade, que é longa, é possível retirar a lesão e acabar com o problema — o que é feito nas colonoscopias, quando, com um aparelho, o endoscópio, se entra dentro do cólon do intestino grosso e se retiram esses pequenos papilomas benignos.

Veja também: Vídeo mostra como é feita uma colonoscopia 

Câncer de intestino é traiçoeiro, quando se manifesta já é razoavelmente grande, porque  na fase inicial ele costuma não dar sintoma nenhum. Dependendo da localização os sintomas mudam. Se ele estiver situado do lado direito do intestino, os principais [sintomas] são enfraquecimento, anemia e alteração da frequência das evacuações; se estiver do lado esquerdo, há alteração no ritmo intestinal, com predominância da prisão de ventre; já se ele é muito baixo, [se] estiver no intestino reto, o principal sintoma é o sangramento.

Sangue nas fezes nem sempre é hemorróida — é importante saber. Sangue nas fezes nem sempre é hemorróida. Às vezes, ele vem junto com uma sensação de uma falsa vontade de evacuação, e essa insatisfação pode ser sinal de um tumor de intestino ou de doença inflamatória. Câncer de intestino é um tumor traiçoeiro. Em geral, vem precedido de alterações do ritmo intestinal: o intestino prende, depois solta, depois volta a prender; com anemia, sangue ou catarro nas fezes; e emagrecimento — esses são indícios de que a pessoa pode estar com a doença.

Veja mais