Podcasts

DrauzioCast #150 | Distúrbios de visão: Miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia

Entre os distúrbios de visão que mais acometem os brasileiros, a miopia é a principal preocupação

Entre os distúrbios de visão que mais acometem os brasileiros, a miopia é a principal preocupação. Saiba mais neste episódio.

 

 

 

Estima-se que, em 2050, mais da metade da população mundial terá miopia – e esse número não para de aumentar. A condição torna a visão de objetos distantes mais difícil, diferentemente da hipermetropia (dificuldade para enxergar objetos mais próximos), do astigmatismo (dificuldade para enxergar de perto e de longe) e da presbiopia (processo de envelhecimento do olho).

De acordo com Cláudia Faria, oftalmologista do Hospital Albert Einstein, a miopia começa na adolescência e o grau tende a se estabilizar na faixa dos 20 anos. Em alguns casos, porém, há risco de piora, principalmente se o estilo de vida adotado exigir muito esforço visual prolongado para perto, como o uso contínuo de telas e a leitura. Neste episódio do DrauzioCast, a especialista explica como o ambiente pode influenciar a visão e dá dicas de como cuidar bem dos olhos.

Ouça também no YouTube:

Veja também: Nove mitos sobre a visão

Sobre o autor: Drauzio Varella

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.

Leia mais