DrauzioCast #55 | Aneurisma cerebral

Dr. Drauzio Varella explica a doença nesse episódio do podcast sobre aneurisma cerebral.

Drauzio Varella

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.

Compartilhar

Publicado em: 22 de maio de 2019

Revisado em: 19 de março de 2021

Dr. Drauzio Varella explica a doença nesse episódio do podcast sobre aneurisma cerebral.

 

 

 

Aneurisma cerebral é uma dilatação que se forma na parede enfraquecida de uma artéria do cérebro. A pressão normal do sangue dentro da artéria força essa região menos resistente e dá origem a uma espécie de bexiga, que pode ir crescendo lenta e progressivamente, como se fosse um saquinho que sai da artéria.

Os maiores riscos desse afrouxamento do tecido vascular são a ruptura da artéria e hemorragia, ou compreensão de outras artérias do cérebro. O ideal é que os aneurismas cerebrais fossem detectados precocemente, antes de sangrar, mas isso quase nunca acontece, porque essa avaliação não está incluída na rotina dos exames médicos de check-up.

Aneurismas pequenos costumam não causar nenhum tipo de sintoma. Quando crescem, podem comprimir uma estrutura cerebral e provocar sintomas que variam conforme a área do cérebro afetada. A manifestação mais evidente dos aneurismas cerebrais é a ruptura seguida de hemorragia. Nesse caso, a intensidade de sintomas está diretamente relacionada com o tamanho e à extensão do sangramento.

Veja também: Aneurismas | Entrevistas

Os sintomas mais comuns dos sangramentos são dor de cabeça súbita, náuseas, vômitos [e] perda da consciência. Predisposição familiar, pressão alta, níveis aumentados de colesterol e triglicérides, diabetes, cigarro e álcool são considerados fatores de risco para os aneurismas cerebrais.

Por isso, esteja atento: dor forte de cabeça que surge repentinamente, como se você tivesse levado uma pancada, seguida de enjoos e vômitos, indica necessidade urgente de atendimento médico hospitalar.

Veja mais