Podcasts

DrauzioCast #134 | Coronavírus: Preciso ter um oxímetro em casa?

Dr. Drauzio Varella fala sobre a importância de te um oxímetro em casa durante a pandemia do novo coronavírus.

O oxímetro serve para verificar a saturação de oxigênio no sangue, que pode diminuir em pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Saiba mais neste episódio.

Preciso ter um oxímetro em casa? Um agravante da asfixia da covid-19 é que uma boa parte dos pacientes não percebe que está com hipóxia, quer dizer, com falta de oxigênio no sangue. É verdade.

Existe uma resistência grande a essa falta de oxigênio no sangue. Normalmente, quando cai a oxigenação a gente fica com muita falta de ar. Na covid, não, as pessoas não percebem direito.

Então o ideal é o oxímetro. Você prende no dedo e olha, e ele te dá o número de quanto está a saturação de oxigênio no sangue. Essa saturação tem que ficar aí acima de 95. 95 pra mais, 98, 99. Quando ela cai pra 93, 92, tá na hora de procurar um hospital. Tá na hora de procurar um atendimento médico pelo menos pra avaliar o quadro.

O problema é que os oxímetros estão em falta no mercado. Um oxímetro que custava 90, 100 reais nas farmácias, hoje são vendidos a 400, 500 reais. Um absurdo, né.

Veja também: Por que é tão perigoso o vírus chegar ao pulmão? | Coronavírus #38

Sobre o autor: Drauzio Varella

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.

Leia mais