Ortopedia

Corcunda no pescoço. Todo mundo vai ter?

Má postura e fraqueza da musculatura dorsal podem causar hipercifose, a corcunda que surge atrás do pescoço. Saiba como prevenir.

Má postura e fraqueza da musculatura dorsal podem causar hipercifose, a corcunda que surge atrás do pescoço. Saiba como prevenir.

 

Um certo grau de curvatura na coluna vertebral humana é normal. Quando a curva é excessiva, para fora, revelando um arredondamento da coluna vertebral chamamos de hipercifose. Em termos leigos, é a famosa corcunda, localizada principalmente atrás do pescoço. Para compensá-la, ombros, pescoço e cabeça são projetados para frente, o que favorece o aparecimento da lordose cervical (quando a curvatura suave e natural  que normalmente existe entre o pescoço e as costas está ausente). 

As causas da hipercifose são variadas, mas podemos listar as campeãs: má postura e fraqueza da musculatura dorsal. Nesse período de pandemia, é bom prestar atenção na postura, principalmente se você está trabalhando de casa. Trabalhar no sofá ou na cama pode não ser uma boa ideia, além disso, lembre sempre de colocar os ombros para trás, quando estiver sentado. A boa notícia é que a corcunda postural pode ser corrigida com exercícios de fortalecimento das costas, como natação, musculação, pilates e RPG. 

“Basta lembrar que desenvolvendo melhor a musculatura das costas, a gente tem um melhor trabalho das escápulas [ossos triangular localizados na parte superior das costas, entre os ombros], como se elas trabalhassem mais presas ao dorso e com isso mais próximas umas das outras. Se possível, converse com um educador físico para incluir exercícios para as costas e coluna na academia, como a remada. Quanto mais forte a musculatura dorsal estiver, assim como as musculaturas próximas ao pescoço, menor as dores e consequentemente, você vai ficar menos curvado”, explica Pedro Baches Jorge, médico ortopedista e fundador da Clínica SO.U. 

Outra causa menos comum da corcunda é a doença de Scheuermann, que acomete mais as crianças e os jovens, principalmente os meninos, e causa uma deformidade da curvatura da coluna torácica, que,  diferentemente da hipercifose postural, não é possível corrigir sem grandes intervenções clínicas,. 

 

Idade e corcunda

 

A hipercifose postural, normalmente, não causa dor, por isso é esperado que as pessoas não deem tanta importância ao problema, ao menos no início. Mas, se não for cuidada, o problema pode se agravar mais para frente. 

Com o avançar da idade, segundo o dr. Baches Jorge, a coluna vai ficando um pouco mais frágil por conta do enfraquecimento dos ossos, causado principalmente pela osteoporose. “Às vezes vão ocorrendo micro fraturas nos corpos vertebrais que levam a um aumento dessa curva. Por isso a importância de fazer atividade física com supervisão.” 

Veja também: Prevenção da osteoporose deve começar na juventude

Má postura e fraqueza da musculatura dorsal podem causar hipercifose, a corcunda que surge atrás do pescoço. Saiba como prevenir.

Veja também: Por Que Dói? #10 | Dor nas costas

Sobre o autor: Juliana Conte

Juliana Conte é jornalista, repórter do Portal Drauzio Varella desde 2012. Interessa-se por questões relacionadas a manejo de dores, atividade física e alimentação saudável.