8 hábitos que podem prejudicar a sua saúde bucal

Algumas práticas do dia a dia podem parecer inofensivas, mas causam danos aos dentes. Saiba mais. 

três escovas em porta-escovas sobre a pia. Saiba mais sobre saúde bucal

Compartilhar

Publicado em: 22 de março de 2024

Revisado em: 25 de março de 2024

Algumas práticas do dia a dia podem parecer inofensivas, mas causam danos aos dentes. Saiba mais sobre saúde bucal. 

 

Manter uma higiene bucal adequada é fundamental para prevenir inflamações, infecções e outras complicações na boca e também no organismo como um todo. 

Segundo o cirurgião-dentista Victor Nastri, a falta de uma higiene bucal adequada pode causar uma série de problemas, como cáries, gengivite (inflamação das gengivas), periodontite (infecção das estruturas de suporte dos dentes), mau hálito, sensibilidade dentária e perda dentária. “É importante ressaltar que essas condições não tratadas podem ter impacto não apenas na saúde bucal, mas também sistêmica, aumentando o risco de doenças cardíacas e diabetes, entre outras”, explica. 

Por esse motivo, o cuidado com a saúde bucal é tão importante. E existem hábitos que às vezes incluímos na rotina sem pensar muito e que podem ser prejudiciais para os dentes. Confira alguns hábitos que devem ser evitados: 

 

Manter a mesma escova de dentes por muito tempo

Se você nunca ligou muito para o tempo com que fica com a mesma escova de dentes, saiba que é preciso prestar atenção. A recomendação é que a escova seja trocada a cada três meses, para não comprometer a saúde bucal. 

“A escova nunca pode perder o formato das cerdas e quando isso começa a acontecer é preciso trocá-la. Uma boa escova dura em média três meses, após esse período é preciso substituí-la por outra, mas caso a sua escova comece a perder o formato muito antes, é preciso rever a sua escovação, às vezes você está colocando muita força onde é preciso ter cuidado”, explica o dr. Victor. 

Outra orientação em relação à escova de dentes é que ela não deve ficar em contato direto com outras escovas. “Quando uma encosta na outra, há troca de fluído, o que também contribui para a proliferação de bactérias que posteriormente irão parar dentro da sua boca.”

 

Escovar os dentes com muita força

Se você acha que escovar com força promove uma melhor limpeza dos dentes, está enganado. Na verdade, esse hábito é contraindicado porque pode causar danos à gengiva e ao esmalte dos dentes. 

“Especialmente quando associada a uma escova de cerdas duras e a cremes dentais abrasivos, essa ação vigorosa pode resultar no desgaste do esmalte, na retração gengival e na sensibilidade dentária. É fundamental, portanto, optar por uma escova de cerdas macias e realizar os movimentos de escovação de forma suave para evitar tais danos”, esclarece o dr. Victor. 

        Veja também: Você está escovando os dentes do jeito certo?

 

Não higienizar a língua

A língua também deve ser limpa durante a higiene bucal, pois ela funciona como um tapete que acumula resíduos que serão levados para o organismo. “A limpeza da língua é tão importante quanto a escovação dos dentes. É na língua que ficam acumulados restos de comida, placa bacteriana e células descamadas, e ao deixar de higienizar essa região, forma-se uma saburra lingual, que é aquela camada esbranquiçada que além de gerar mau hálito, reúne fungos e bactérias que vão sendo deglutidas ao longo do dia”, alerta.

A recomendação do especialista é fazer a escovação completa de língua com a própria escova ou com raspadores de língua e, em seguida, usar enxaguante bucal para finalizar o processo. 

 

Palitar os dentes

Usar o palito de dentes como substituto do fio dental pode ser muito prejudicial, pois como é um objeto duro e pontiagudo, ele pode lesionar a gengiva e agredir os dentes, criando espaço entre eles e contribuindo para o acúmulo de alimentos.

Abrir embalagens com a boca também não é recomendado porque, assim como o ato de palitar, pode fraturar os dentes e criar microlascas neles.

 

Roer as unhas

Roer as unhas prejudica a saúde bucal e também pode causar microlascas nos dentes. “Roer as unhas e usar os dentes para abrir embalagens, desde as mais simples até as mais complexas, são hábitos que devem ser abolidos do nosso dia a dia. Os dentes não foram feitos para isso e essa sobrecarga gera um estresse na estrutura, aumentando o risco de fraturas”, alerta o cirurgião-dentista.

 

Não usar o fio dental

O uso regular do fio dental é essencial para uma boa higiene bucal. Ele serve para remover restos de alimentos que ficam entre os dentes em locais que muitas vezes a escova não consegue alcançar. De acordo com o especialista, não utilizar o fio dental pode resultar em acúmulo de placa bacteriana tanto entre os dentes quanto ao longo da linha da gengiva. 

“Esse acúmulo pode desencadear uma série de complicações, incluindo cáries, gengivite e doença periodontal. Além disso, o acúmulo de resíduos alimentares nesses espaços pode agravar o problema, contribuindo para o desenvolvimento de mau hálito”, afirma. 

 

Fumar

O tabagismo aumenta de forma considerável o risco de doenças periodontais, compromete a capacidade do organismo de combater infecções na cavidade bucal, provoca mau hálito persistente e promove o escurecimento dos dentes, alerta o dr. Victor. 

“Além disso, a presença de nicotina favorece o acúmulo de placa bacteriana, uma vez que torna a superfície dos dentes mais rugosa e propensa à retenção de resíduos. O aumento da temperatura na cavidade oral também é um fator preocupante associado ao hábito de fumar.”

        Veja também: Cigarro eletrônico também pode deixar os dentes amarelados

 

Consumir álcool em excesso

O consumo excessivo de álcool pode acarretar diversos prejuízos à saúde bucal. “O álcool possui propriedades ressecantes que reduzem a produção de saliva, aumentando assim o risco de desenvolvimento de cáries, gengivite e mau hálito. Além disso, está correlacionado a uma maior incidência de câncer oral e pode interferir no processo de cicatrização após procedimentos odontológicos”, explica o especialista.

Veja mais

Sair da versão mobile