Nefrologia

O que são diuréticos

comprimidos sobre a mesa. diuréticos ajudam na eliminação do sódio

Diuréticos são usados para tratar hipertensão e insuficiência renal e cardíaca, pois ajudam na eliminação de sódio.

 

São medicamentos que atuam no funcionamento dos rins, interferindo no processo de filtração e reabsorção de água e sais e aumentando a quantidade de urina produzida pelo organismo. Ao intensificar o fluxo urinário, os diuréticos favorecem a eliminação do sódio, muitas vezes responsável por casos de pressão arterial alta e insuficiência cardíaca e renal.

 

Veja também: Retenção de líquido: Dicas para se  prevenir

 

Ao realizar esse processo, restará menos água para ser reabsorvida pelo corpo. Por esse motivo, esses medicamentos são comumente indicados para diminuir a retenção de líquido.

Há diferentes tipos de diuréticos que atuam sobre regiões distintas dos rins, facilitando a excreção de sais específicos, muitas vezes favorecendo um em detrimento do outro. É o caso do ácido úrico, que não é eliminado pela maior parte dos diuréticos e pode se acumular no organismo, causando artrite, gota e outras inflamações de articulações. Entre os efeitos colaterais decorrentes do uso de diuréticos, destacamos: perda de potássio (que pode causar câimbras, perda de apetite, náuseas e vômitos), tontura, desidratação e diminuição do volume sanguíneo.

Sobre o autor: Tainah Medeiros

Tainah Medeiros é jornalista com foco em saúde, atuou como repórter de 2011 a 2016 no Portal Drauzio Varella. Hoje, é a responsável pelas Redes Sociais do dr. Draw. <três