Mitos e verdades sobre a gravidez

Grávidas ouvem muitas recomendações, desde que não podem fazer sexo até que precisam comer por dois. Veja alguns mitos e verdades sobre a gravidez.

mulher grávida toca a barriga. Gravidez é cercada de mitos e verdades

Compartilhar

Publicado em: 13 de maio de 2012

Revisado em: 21 de outubro de 2021

Veja os mitos e verdades envolvendo a gravidez, período no qual a mulher passa por inúmeras alterações físicas e emocionais.

 

Ao longo dos nove meses de gestação, a mulher passa por um turbilhão de mudanças físicas e, principalmente, hormonais.  O crescimento do feto no interior do útero da mãe altera de maneira evidente a silhueta da gestante e, também, os seios, que começam a ficar mais inchados devido à produção de leite.

As modificações acontecem por causa da alta descarga hormonal que prepara o corpo da mãe para abrigar o feto. São produzidos em grande quantidade os hormônios progesterona, responsável por manter o metabolismo da gravidez, estrogênio, que favorece a dilatação dos vasos e prepara o corpo para o aumento do volume de sangue em veias e artérias, e a prolactina, que deixa as glândulas mamárias aptas para amamentação.

 

Veja também: Enigma da gravidez

 

À medida que o bebê cresce, as taxas hormonais se elevam no organismo da mãe, influenciando as emoções e sentimentos da gestante. Ela se sente, então, em um redemoinho emotivo, e fica mais suscetível ao bombardeio de teorias dos mais supersticiosos, que tentam dar dicas e orientar a futura mãe com dicas sem nenhuma ou quase nenhuma base científica.

Frases como “barriga pontuda é sinal de menina”, “grávida tem que comer por dois”, “cerveja preta ajuda a produzir leite” não têm fundamentos científicos, segundo o ginecologista e obstetra dr. Guilherme Fernandes, Associação de Obstetrícia e  Ginecologia de São Paulo (Sogesp).

Aqui apontamos o que é mito e o que é verdade sobre a gravidez.

 

Se a barriga estiver pontuda, é menina; arredondada, é menino

 

Mito. Não existe nenhuma influência do sexo do bebê no formato da barriga da gestante. “A barriga da mãe cresce conforme anatomia e genética da gestante, sem nenhuma influência do sexo do feto”, explica o dr. Fernandes.

 

Mulher grávida não pode fazer sexo

 

Depende. Se a gestante apresentar sangramento vaginal ou placenta de inserção baixa (quando a placenta fica na parte inferior do útero, cobrindo o colo do útero), ela não deve fazer sexo durante a gravidez. Nesses casos, a prática pode estimular a contração do útero e gerar mais sangramento, provocando parto prematuro. Caso contrário, o sexo está liberado. Muitas mulheres sentem aumento da libido durante a gestação, que ocorre devido às alterações hormonais que marcam o período.

 

O feto consegue sentir quando há relação sexual entre o casal

 

Mito. O feto esta dentro do útero da mãe e não no canal vaginal, onde ocorre a penetração. “Não existe a menor possibilidade de o pênis atravessar o colo do útero e entrar no útero da mãe. Além disso, existem membranas da placenta que servem para proteger o feto de contrações mecânicas, como as que ocorrem durante o sexo”, esclarece o dr. Fernandes.

Não há nenhum estudo científico que comprove a relação entre o alimento consumido e o aumento da produção do leite.

Se a grávida tem muita azia, é porque o bebê vai ser cabeludo

 

Mito. O que vai definir se o bebê vai ser ou não cabeludo é a genética, e não a azia. Os enjoos surgem porque o útero pressiona o estômago, causando um refluxo do ácido estomacal e, também, por causa das altas taxas de progesterona, que em grande quantidade acaba causando azia.

 

Se a mulher teve o primeiro filho por parto cesariana, não poderá ter o próximo por parto normal

 

Depende.  Para o dr. Guilherme Fernandes, essa afirmação está apenas parcialmente correta. “Muitas vezes a mãe não faz o primeiro parto normal porque não tem dilatação necessária para isso. Após uma cesariana, o útero se recupera, mas fica com uma cicatriz que pode romper com as contrações do trabalho de parto normal. Essa possibilidade é mínima, de apenas 0,03%”, explica. Outro fator que pesa na hora de optar pela cesariana em um segundo parto é que a maioria das mulheres está optando por engravidar mais tarde. “Quanto maior a idade, menor a intensidade e o número de contrações”, afirma o dr. Fernandes.

 

Mulher grávida tem que comer por dois

 

Mito. Se a grávida comer por dois pode acabar engordando. O dr. Guilherme Fernandes lembra que gestantes obesas têm maior risco de parto prematuro, de enfrentar dificuldade no trabalho de parto, de desenvolver diabetes na gravidez, hipertensão e distúrbio na tireoide, além de a obesidade contribuir para o aumento de peso do feto, que pode nascer obeso, e até óbito do bebê.

Ao longo do dia, devem ser feita de seis a sete refeições balanceadas e bem distribuídas. É importante que a gestante consuma proteína e carboidrato, pois essas são as principais fontes de nutrientes que alimentam o feto. Mas sem exageros!

Devido à aceleração do metabolismo por conta da gestação, as grávidas tendem a suar mais e a sentir mais calor

Se os desejos alimentares da grávida não forem realizados, a criança poderá nascer com algum problema

 

Mito.  “Isso não passa de superstição e, em alguns casos, até mesmo chantagem emocional da grávida”, desmistifica o dr. Fernandes. As vontades repentinas realmente existem e, segundo estudos ainda em andamento, podem ser reflexos de carências nutritivas do bebê, transmitidos via placenta até o cérebro da mãe. O reflexo então seria processado na forma de desejo por algum alimento. “Se o bebê necessita de carboidrato, a mensagem será levada ao cérebro da mãe, que irá decodificar esse sinal em formato de imagem, provavelmente de algum alimento com carboidrato, podendo ser uma torta de morango ou uma coxinha”, explica o ginecologista.

 

Tomar cerveja preta melhora a produção de leite

 

Mito.  Não há nenhum estudo científico que comprove a relação entre o alimento consumido e o aumento da produção do leite. O que pode acontecer é o sabor do leite sofrer alteração de acordo com a alimentação da mãe.

 

Grávidas sentem mais calor


Verdade
. Devido à aceleração do metabolismo por conta da gestação, as grávidas tendem a suar mais e a sentir mais calor.

 

A gestante não deve praticar exercícios físicos

 

Mito. Primeiro, a grávida deve passar por uma avaliação médica completa e, se não tiver fatores de risco, ela pode fazer atividade física com moderação. Na gravidez são indicados esportes de baixo impacto, como caminhadas, ioga, natação e hidroginástica.

 

Se a grávida cruza as pernas, pode fazer com que o cordão umbilical dê voltas e enforque o bebê

 

Mito. Durante todo o período da gestação o bebê se enrola no cordão umbilical. Os movimentos da mãe não interferem nesse deslocamento e muito menos colocam o feto em risco.

 

Grávidas podem ficar com a pele manchada por causa do sol

 

Verdade. Toda grávida tem mais tendência a ter manchas na pele por causa do aumento da liberação de melanina. O ideal é que a grávida utilize protetor solar no rosto e, principalmente, na barriga, onde há maior concentração dessa proteína.

Veja mais

Sair da versão mobile