Refluxo gastroesofágico (DRGE)

O refluxo é o retorno do conteúdo gástrico para o esôfago, provocando dor torácica intensa e tosse seca. Veja recomendações para evitar.

A azia caracteriza-se pelo retorno do conteúdo gástrico para o esôfago, provocando dor torácica intensa e tosse seca. Veja recomendações para evitar.

Compartilhar

Publicado em: 13 de abril de 2011

Revisado em: 29 de setembro de 2023

A azia caracteriza-se pelo retorno do conteúdo gástrico para o esôfago, provocando dor torácica intensa e tosse seca. Veja recomendações para evitar.

 

A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), popularmente conhecida como azia, caracteriza-se pelo retorno do conteúdo gástrico para o esôfago, cuja mucosa não está preparada para receber substâncias ácidas e irritantes, e que também pode alcançar a boca, provocando alterações dentárias, ou atingir a laringe e os pulmões.

Crianças pequenas podem apresentar episódios de refluxo em virtude da fragilidade dos tecidos existentes na transição entre o estômago e o esôfago. Na maioria dos casos, o problema desaparece espontaneamente.

 

Causas

  • Alterações no esfíncter que separa o esôfago do estômago e que deveria funcionar como uma válvula para impedir o retorno dos alimentos;
  • Hérnia de hiato provocada pelo deslocamento da transição entre o esôfago e o estômago, que se projeta para dentro da cavidade torácica;
  • Fragilidade das estruturas musculares existentes na região.

 

Sintomas

 

Fatores de risco

  • Obesidade: os episódios de refluxo tendem a diminuir quando a pessoa emagrece;
  • Refeições volumosas antes de deitar;
  • Aumento da pressão intra-abdominal;
  • Ingestão de alimentos como café, chá preto, chá mate, chocolate, molho de tomate, comidas ácidas, bebidas alcoólicas e gasosas.

Veja também: Azia: sintoma de mal crônico

 

Diagnóstico

O diagnóstico leva em conta os sintomas clínicos. A endoscopia digestiva alta e a pHmetria são exames importantes para estabelecer o diagnóstico definitivo.

 

Tratamento

O tratamento da DRGE pode ser clínico ou cirúrgico.

O clínico inclui a administração de medicamentos que diminuem a produção de ácido pelo estômago e melhoram a motilidade do esôfago para favorecer o esvaziamento gástrico.

Paralelamente, o paciente recebe orientação para perder peso, evitar alimentos e bebidas que agravam o quadro (como gordura e cafeína), fracionar a dieta e praticar exercícios físicos.

O paciente também deve aguardar 3 horas após as refeições antes de se deitar, não consumir álcool e nem fumar antes de ir para a cama. Ao deitar, elevar a cabeça cerca de 15cm ao deitar

A cirurgia de fundoplicação pode ser realizada por laparoscopia e está indicada nos casos de hérnia de hiato, para os pacientes que não respondem bem ao tratamento clinico ou quando é necessário confeccionar uma válvula anti-refluxo. Ela é sempre um procedimento adequado quando a repetição do refluxo gastroesofágico provoca esofagite grave, uma vez que a acidez do suco gástrico pode alterar as células do revestimento esofágico e dar origem a tumores malignos.

 

Recomendações

  • Não se automedique se tiver episódios repetidos de azia ou queimação. Procure assistência médica para diagnóstico e tratamento adequados;
  • Evite alimentos e bebidas, especialmente as alcoólicas, que favorecem o retorno do conteúdo gástrico;
  • Fique longe do cigarro;
  • Procure perder peso;
  • Não use cintos ou roupas apertadas na região do abdômen;
  • Não se deite logo após as refeições;
  • Distribua os alimentos em pequenas quantidades por várias refeições (café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar);
  • Faça refeições mais leves. Sente-se e coma sem pressa, mastigando bem os alimentos;
  • Aumente a salivação com gomas de mascar ou balas duras. A saliva pode aliviar a dor;
  • Não ponha o bebê na cama assim que acabou de mamar. Mantenha-o em pé no colo até que elimine o ar que deglutiu durante a amamentação.

 

Advertência

A dor provocada pela azia pode confundir-se com a dor da angina. No entanto, difere-se desta por não estar relacionada a esforços físicos e normalmente piorar quando a pessoa se deita.

Se os sintomas vierem acompanhados de náusea, tontura ou falta de ar, ou ainda a dor no peito irradiar-se para o braço ou mandíbula, procure assistência médica imediatamente, pois esses sintomas podem indicar um ataque cardíaco.

Veja também: Sinais de infarto podem surgir com semanas de antecedência

Veja mais

Sair da versão mobile