Drauzio Varella

Asma

Homem usando uma bombinha, forma de apresentação comum de medicamentos para asma.

Asthmatic man suffers from asthma and is using inhaler.

Asma é o estreitamento dos bronquíolos, comprometendo a respiração. Aprenda a amenizar as crises, que podem acometer pessoas de todas as idades.

 

Asma é o estreitamento dos brônquios (canais que levam ar aos pulmões) que dificulta a passagem do ar provocando contrações ou broncoespasmos. As crises comprometem a respiração, tornando-a difícil.

Quando os bronquíolos inflamam, segregam mais muco o que aumenta o problema respiratório. Na asma, expirar é mais difícil do que inspirar, uma vez que o ar viciado permanece nos pulmões provocando sensação de sufoco.

 

Veja também: Entrevista com especialista sobre asma

 

A asma acomete pessoas de qualquer idade. A maioria dos casos, todavia, é diagnosticada na infância e é comum manifestar-se em pessoas de uma mesma família.

 

Sintomas

 

Os sintomas mais frequentes são:

Gripes e resfriados costumam agravá-los.

 

Recomendações

 

 

Veja também: Entrevista do nadador Cesar Cielo, portador de asma, ao dr. Drauzio

 

 

Fatores de risco e desencadeadores (gatilhos) de crises de asma

 

Os fatores de risco são diversos. Entre adultos destacam-se o fumo e a exposição a produtos irritantes. Pais fumantes provocam aumento considerável da susceptibilidade nas crianças.

Pólen, mofo, ácaros, fumaça de cigarro, poluentes do ar, gases químicos, inseticidas, poeiras e até determinados alimentos, como o leite e os ovos, podem desencadear as crises.

Além disso, resfriados e gripes, o estresse emocional e a prática de exercícios vigorosos podem agravar os sintomas. Instalada a crise, pacientes adultos (e, se crianças, seus pais) podem entrar em pânico, o que agrava o problema.

Sair da versão mobile