Bronquite

Bronquite é uma inflamação dos brônquios, canais que conduzem o ar inalado até os alvéolos pulmonares.

tosse bronquite

Compartilhar

Publicado em: 13 de abril de 2011

Revisado em: 2 de outubro de 2023

Inflamação dos brônquios, a bronquite pode ser tanto aguda quanto crônica, dependendo da duração e do agravamento das crises e dos sintomas. 

 

Bronquite é uma inflamação dos brônquios, canais que conduzem o ar inalado até os alvéolos pulmonares. Ela se instala quando os minúsculos cílios que revestem o interior dos brônquios param de eliminar o muco presente nas vias respiratórias. Esse acúmulo de secreção faz com que eles fiquem permanentemente inflamados e contraídos, provocando, principalmente, tosse.

A bronquite pode ser aguda ou crônica. A diferença consiste na duração e agravamento das crises, que são mais curtas (uma ou duas semanas) na bronquite aguda, enquanto, na crônica, não desaparecem, pioram pela manhã e se manifestam por três meses ou mais durante pelo menos dois anos consecutivos.

 

Causas da bronquite

 

A bronquite aguda é causada geralmente por vírus, embora, em alguns casos, possa ser resultado de uma infecção bacteriana. As crises também podem ser desencadeadas pelo contato com poluentes ambientais e químicos (poeira, inseticidas, tintas, ácaros etc.). O cigarro é o principal responsável pelo agravamento da doença.

A bronquite crônica, por sua vez, aumenta o risco de outras infecções respiratórias, particularmente o da pneumonia. A doença pode instalar-se como extensão da bronquite aguda, mas a principal causa da doença é a fumaça do cigarro. Por ser uma enfermidade rara entre os não fumantes, é conhecida também por “tosse dos fumantes”.

 

Sintomas de bronquite

 

Tanto na forma aguda quanto na crônica, a tosse é o principal sintoma da bronquite. Na bronquite aguda, ela pode ser seca ou produtiva. Na crônica, é sempre produtiva e a expectoração clara no início, pode tornar-se amarelada e espessa com a evolução da enfermidade. Outros sintomas incluem:

  • Falta de ar;
  • Chiado ao respirar;
  • Febre e calafrios(menos frequentes).

 

Diagnóstico de bronquite

 

O diagnóstico leva em conta os sinais e sintomas, o histórico do paciente e o exame clínico. Em algumas situações, a prova de função pulmonar, ou espirometria, ajuda a estabelecer o diagnóstico diferencial.

 

Vídeo: Dr. Drauzio explica a diferença entre asma e bronquite

 

Tratamento da bronquite

 

A bronquite aguda é uma doença autolimitada, que dura no máximo 10, 15 dias. Não existe tratamento específico para combater os episódios provocados por vírus. Boa hidratação, uso de vaporizadores, de analgésicos, de descongestionantes e evitar a exposição aos fatores de risco são recursos úteis para aliviar os sintomas e prevenir as crises.

A medida mais importante no tratamento da bronquite crônica é parar de fumar. Também é importante não permanecer em ambientes em que haja pessoas fumando. Medicamentos broncodilatadores, antibióticos, mucolíticos e anti-inflamatórios só devem ser utilizados sob orientação médica depois de uma avaliação criteriosa.

Portadores da bronquite crônica devem ser vacinados contra a gripe e contra a pneumonia.

 

Recomendações para evitar a bronquite

 

  • Reúna todas as forças e tente parar de fumar. Se não conseguir, tente fumar menos e evite locais onde haja pessoas fumando;
  • Beba bastante água, pois ela ajuda a diluir as secreções brônquicas e facilita a expectoração;
  • Respire profundamente o vapor do banho também para fluidificar o muco;
  • Lave as mãos com frequência;
  • Utilize máscara ou outro equipamento protetor, se você está sujeito à inalação de elementos irritantes;
  • Evite contato com pessoas resfriadas, gripadas ou com outras doenças transmissíveis por via respiratória;
  • Não iniba a tosse produtiva;
  • Evite permanecer muito tempo em ambientes com ar condicionado ou em locais com ar seco demais.

 

Perguntas frequentes sobre bronquite

 

Bronquite é contagiosa?

Se for provocada por vírus ou bactérias, sim. Nesses casos, a transmissão é como a da gripe, por gotículas expelidas em espirros, tosse ou contato.

 

Como identificar bronquite em bebês?

Geralmente, quando bebês menores de 2 anos têm inflamação dos bronquíolos, o que caracteriza a bronquiolite. Os principais sintomas são respiração rápida, tosse e febre.

 

Vídeo: Assista à entrevista sobre rinite, sinusite e bronquite

Veja mais

Sair da versão mobile