Tireoide

A tireoide é responsável por diversos controles do organismo, como batimentos cardíacos, tônus da musculatura, regulação dos ciclos menstruais, entre outras.

Compartilhar

Publicado em:

Revisado em:

A tireoide é uma glândula localizada na altura do pescoço, que produz hormônios responsáveis pelo controle do organismo.

 

A tireoide é uma glândula localizada na frente dos anéis da traqueia, entre o pomo de adão e a base do pescoço e pesa entre 15 e 25 gramas no adulto. Tem a forma de um H ou de um escudo e consiste num istmo central com dois lobos, um de cada lado. Está fixada à laringe por um tecido conjuntivo e se movimenta com a deglutição.

Produz os hormônios tireoidianos (T3 e T4), responsáveis por diversos controles do organismo, como os batimentos cardíacos, os movimentos intestinais, a capacidade de concentração do cérebro, o tônus da musculatura, a regulação dos ciclos menstruais, do humor e da respiração celular. Controla, também, o armazenamento e a utilização de iodo e cálcio.

Os principais distúrbios da tireoide são o hipotireoidismo e o hipertireoidismo (respectivamente, baixa ou nenhuma produção de hormônios, e produção excessiva de hormônios).

Veja mais

Sair da versão mobile