A paralisia facial não tem relação com tomar vento depois do banho quente (a chamada friagem). Na verdade, sua causa é possivelmente viral.
Quem nunca ouviu dizer que depois de um banho quente é preciso aguardar um pouco antes de sair de casa para não tomar friagem? Mas, afinal, isso é mesmo necessário?
Em parte. Mas fique tranquilo, não há nenhum risco de sua boca ou rosto ficarem paralisados ou tortos por conta de uma corrente de ar. A paralisia facial não possui relação com a exposição a mudanças bruscas de temperatura. Na verdade, sua causa tem possível etiologia viral.
Veja também: Pode entrar na água depois de comer?
Entretanto, é bom ficar atento ao vento frio por outro motivo. Segundo o dr. Abrão Cury, clínico geral do Hospital do Coração de São Paulo (HCor), a variação de temperatura pode provocar irritação nas mucosas, causando desconforto em algumas pessoas, como espirros, ardor na garganta e coriza, sintomas de hipersensibilidade (alergia) ao frio. Mas não confunda os sintomas com gripes e resfriados, que são ocasionados por vírus.