O que você precisa saber antes de fazer uma endoscopia

O exame é usado no diagnóstico de doenças do sistema digestório, como gastrite e refluxo, e exige preparo especial. Veja as recomendações. 

O exame é usado no diagnóstico de doenças do sistema digestório, como gastrite e refluxo, e exige preparo especial. Veja as recomendações. 

Compartilhar

Publicado em: 13 de agosto de 2019

Revisado em: 27 de julho de 2023

O exame é usado no diagnóstico de doenças do sistema digestório, como gastrite e refluxo, e exige preparo especial. Veja as recomendações. 

 

A endoscopia digestiva alta tem esse nome porque analisa a parte superior do tubo digestório, incluindo esôfago, estômago e a porção inicial do duodeno. É um dos exames mais comuns e eficazes para identificar – e às vezes até tratar – doenças do aparelho digestivo.

 

Para que serve a endoscopia

A endoscopia é capaz de identificar sinais de uma série de doenças muito comuns do trato digestório, como gastrites, esofagites e refluxo gastroesofágico, além de ajudar no diagnóstico de doenças mais graves, como hérnia de hiato e câncer de estômago.

 

Quando e quem deve fazer a endoscopia

Indivíduos com queixas como azia, queimação, falta de apetite, sensação de estufamento e perda de peso que persistem por mais de uma semana podem ter indicação para fazer o exame.

A endoscopia também pode ser indicada como forma de detectar tumores precocemente, em especial os de esôfago e de estômago. De acordo com fatores de risco (como esôfago de Barrett ou presença de casos de câncer gástrico na família, por exemplo), o oncologista pode indicar a realização do exame com determinada frequência.

Japoneses e descendentes também devem estar atentos à realização do exame, já que a população tem alta incidência de câncer no estômago. Pacientes que sofreram qualquer tipo de cirurgia no estômago também devem começar a fazer o exame cinco anos após o procedimento cirúrgico. 

Ouça: DrauzioCast #169 | Refluxo gastroesofágico 

 

Contraindicações da endoscopia

Em geral, a endoscopia é um exame seguro, mas alguns pacientes demandam maior atenção, como:

  • Aqueles que têm problemas neurológicos, respiratórios ou cardíacos graves.
  • Gestantes: nesse caso, o médico irá avaliar se os benefícios compensam os riscos, pois os sedativos podem interferir na formação do feto.

O exame não é recomendado para pacientes que já passaram por:

 

Como é o preparo para a endoscopia

O paciente precisa estar em jejum de 8 a 12 horas (inclusive de água) e consumir no dia anterior somente alimentos leves, de rápida digestão, preferencialmente líquidos ou pastosos, como sopas e caldos. Lembre-se de pedir a alguém maior de 18 anos que o acompanhe, pois não é permitido fazer o exame sozinho.

Logo antes do procedimento é fornecida uma solução com medicamento para eliminar gases e bolhas que podem atrapalhar o procedimento. Já na maca, é colocada uma espécie de máscara que mantém a boca do paciente aberta para que o procedimento possa ser realizado.

Veja também: Endoscopia digestiva | Entrevista

 

Como é feita a endoscopia

O exame às vezes desperta algum temor nos pacientes por conta da sedação que é utilizada, mas é importante destacar que ela é administrada na veia e tem efeito pontual, durando somente o tempo do exame (cerca de 15 minutos). Durante todo o período, a oxigenação e a frequência cardíaca são monitoradas.

Após a anestesia, o médico endoscopista introduz o endoscópio, um tubo flexível com uma câmera e iluminação na ponta, pela garganta. O instrumento traz em um monitor imagens em tempo real do aparelho digestório do paciente. Do início ao fim, o indivíduo recebe monitoramento cardíaco e fica conectado a uma fonte de oxigênio. Enquanto o especialista conduz o endoscópio pelo trato digestório, ele analisa as condições dos tecidos, tira fotos para análise posterior e pode inclusive remover, com o próprio endoscópio, pólipos ou material para biópsia, caso note algo que mereça investigação.

 

Cuidados após a endoscopia

Por conta da sedação, é normal se sentir “grogue” nas horas imediatamente após o exame. Logo que sai da maca, o paciente é encaminhado para uma sala onde permanece por alguns minutos (de 15 a 30), até que passe o efeito mais intenso da sedação.

Algumas pessoas se sentem sonolentas ao longo do dia inteiro, por isso é recomendado tirar o dia de licença no trabalho e não dirigir nas 24 horas seguintes. O ideal é ir para casa com o acompanhante e permanecer em repouso até o efeito do sedativo cessar completamente (cerca de 12 horas). Após o exame o paciente pode retornar com seus hábitos alimentares normalmente, mas se recomenda não ingerir bebidas alcoólicas por pelo menos 12 horas.

Também é normal sentir um leve desconforto na garganta após o exame.

 

Tem no SUS?

Sim. Para isso, é necessário agendar uma consulta na sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para receber um encaminhamento de um médico. O exame também é coberto pela maioria dos planos de saúde.

 

Vídeo: Veja como é feito o exame de endoscopia.

Veja mais

Sair da versão mobile