Gastroenterites: crianças são as mais afetadas pelo problema

As gastroenterites são uma das mais importantes causas de diarreia grave em crianças menores de 5 anos no mundo. Saiba como evitar.

Juliana Conte

Juliana Conte é jornalista, repórter do Portal Drauzio Varella desde 2012. Interessa-se por questões relacionadas a manejo de dores, atividade física e alimentação saudável.

As gastroenterites são uma das mais importantes causas de diarreia grave em crianças menores de cinco anos no mundo. Saiba como evitar.

Compartilhar

Publicado em: 1 de agosto de 2022

Revisado em: 1 de agosto de 2022

As gastroenterites são uma das mais importantes causas de diarreia grave em crianças menores de 5 anos no mundo. Saiba como evitar.

 

As gastroenterites são inflamações que acometem o estômago e o intestino grosso e são provocadas na maioria das vezes por agentes virais, embora também possam ser causadas por bactérias, como a Escherichia coli, e parasitas

Os adenovírus são a 4ª causa mais comum de diarreia viral na infância. As infecções ocorrem durante todo o ano, mas têm um discreto aumento no verão. Crianças com mais de 2 anos de idade tendem a ser as primeiras a se infectar. A transmissão é por via fecal-oral e também por gotículas respiratórias. 

As causas podem ser de origem alimentar (a famosa intoxicação devido à ingestão de alimentos mal lavados ou água contaminada), contato com objetos contaminados e também com outras pessoas, por meio de mãos contaminadas. 

Os sintomas incluem náuseas, vômitos, diarreia e desconforto abdominal. O diagnóstico é clínico ou por cultura de fezes. O tratamento é focado no alívio dos sintomas, embora algumas infecções parasitárias e bacterianas requeiram tratamento com uso de antibióticos. 

As gastroenterites costumam ter resolução espontânea em cerca de 10 dias. Hidratação e repouso são fundamentais, para que o organismo possa se restabelecer. 

Como a inflamação está relacionada com o aumento de evacuações, especialistas recomendam que o paciente se hidrate e, em caso de piora, procure atendimento médico.

 

Cuidado com as crianças

 

As gastroenterites são uma das principais causas de mortalidade infantil nos países em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a cada ano se registram no mundo 2 bilhões de casos da doença, e quase 2 milhões de crianças com menos de 5 anos morrem por ano por causa da diarreia.

O Ministério da Saúde alerta que a principal complicação da gastroenterite é a desidratação. Há o risco de complicações, principalmente, em crianças e idosos, caso ela não seja revertida rapidamente. Por isso é muito importante ficar atento aos sintomas e, se houver piora do quadro, não demorar para buscar ajuda especializada. 

 

Veja mais