Pedra na vesícula (cálculo biliar) - Portal Drauzio Varella
Página Inicial
Doenças e sintomas

Pedra na vesícula (cálculo biliar)

Publicado em 31/03/2011
Revisado em 27/07/2023

Pedra na vesícula pode ou não provocar dor acompanhada de febre, náuseas e vômitos.

 

As pedras na vesículas (ou cálculos biliares) são depósitos de substâncias digestivas que se formam na vesícula biliar, um pequeno órgão localizado no lobo inferior direito do fígado que armazena a bile.

A bile produzida no fígado consiste na mistura de várias substâncias, entre elas o colesterol, responsável por cerca de 75% dos casos de formação de cálculos. Alguns deles se alojam na vesícula biliar e não causam sintomas. Outros ficam presos no duto biliar e bloqueiam o fluxo da bile para o intestino. Essa obstrução provoca a cólica biliar, que se caracteriza por dor intensa no lado direito superior do abdômen ou nas costas.

A crise de cólica persiste enquanto a pedra permanecer no duto. No entanto, muitas podem voltar para a vesícula ou ser empurradas para o intestino. Quando isso ocorre, a crise dolorosa diminui.

Veja também: Cólica: conheça os problemas associados à dor abdominal

 

Sintomas de pedra na vesícula

Alguns casos de pedra na vesícula podem ser assintomáticos, mas outros provocam dor intensa do lado direito superior do abdômen que se irradia para a parte de cima da caixa torácica ou para as costelas. A dor normalmente aparece meia hora após alguma refeição, atinge um pico de intensidade e diminui. Pode vir ou não acompanhada de febre, náuseas e vômitos.

 

Fatores de risco de pedra na vesícula

Muitos fatores podem estar associados à formação de cálculos biliares. Alguns fatores que aumentam esse risco são:

  • Colesterol alto;
  • Obesidade;
  • Elevação do nível de estrogênio (que explica a maior incidência de cálculos biliares em mulheres);
  • Perda rápida de peso (como nos casos de cirurgia bariátrica);
  • Predisposição genética.

Veja também: Bariátrica e pedra na vesícula | Coluna #92

 

Diagnóstico de pedra na vesícula

O diagnóstico de pedra na vesícula pode ser feito através de um ultrassom de abdômen.

 

Tratamento de pedra na vesícula

O tratamento para pedra na vesícula é cirúrgico. A colecistectomia (cirurgia que consiste na remoção da vesícula) normalmente é feita por videolaporoscopia, com anestesia geral. A recuperação tende a ser rápida e o paciente normalmente tem alta no dia seguinte.

 

Recomendações 

  • Procure manter uma alimentação rica em fibras e com pouca gordura. Alimentos muito gordurosos podem aumentar o colesterol;
  • Não fume;
  • Consulte um médico se os sintomas dolorosos de pedra na vesícula se manifestarem, especialmente se forem acompanhados de febre, náuseas e vômitos.

      Ouça: DrauzioCast #70 | Pedra na vesícula (cálculo biliar)

Compartilhe