Dermatite atópica

Ainda não se conhecem as possíveis causas da dermatite atópica, mas há evidências de que predisposição genética e histórico familiar de atopias influenciam o aparecimento da enfermidade.

Pele com sintoma de dermatite atópica

Compartilhar

Publicado em: 19 de abril de 2011

Revisado em: 10 de janeiro de 2023

A dermatite atópica é um processo inflamatório crônico que pode estar associado a outras atopias, como bronquite, asma e rinite. Os sintomas são, geralmente, coceiras e lesões avermelhadas. 

 

Dermatite atópica (ou eczema atópico) é um processo inflamatório crônico da pele caracterizado por lesões avermelhadas, que coçam muito e, às vezes, descamam. Geralmente, elas se localizam na face das crianças pequenas e nas dobras do joelho e cotovelo das crianças maiores e dos adultos. A dermatite atópica pode estar associada a outras atopias, como bronquite, asma e rinite, por exemplo.

 

Veja também: Leia artigo sobre dermatite atópica

 

Ainda não se conhecem as possíveis causas da dermatite atópica, mas há evidências de que predisposição genética e histórico familiar de atopias influenciam o aparecimento da enfermidade.

Sabe-se, também, que alguns fatores de risco funcionam como gatilho das crises. Entre eles destacam-se: substâncias irritantes (poeira domiciliar, conservantes, produtos de limpeza e usados na lavagem das roupas), tecidos de lã e sintéticos, frio intenso, ambientes secos, calor e transpiração, estresse emocional.

 

Sintomas

 

  • Coceira, que piora com a transpiração;
  • Lesões avermelhadas que podem apresentar vesículas e escoriações e funcionam como porta de entrada para bactérias.

 

Diagnóstico

 

O diagnóstico leva em conta a coceira, a localização das lesões, a história familiar e a associação com outras atopias.

 

Tratamento

 

O tratamento da dermatite atópica começa com os cuidados com a pele que, em geral, é seca. Para tanto, é importante tomar banhos rápidos, não muito quentes, com pouca aplicação de sabonete e passar cremes hidratantes.

Caso se faça necessário e a critério do médico que acompanha o caso, podem ser indicados os seguintes medicamentos: corticóides de uso tópico, imunossupressores e anti-histamínicos. Antibióticos só devem ser utilizados quando houver infecção bacteriana.

 

Recomendações

 

  • Identifique os fatores de risco que ajudam a desencadear as crises de dermatite atópica para evitá-los. Essa é a melhor forma de prevenir a dermatite atópica;
  • Tome banhos rápidos, não muito quentes, use pouco sabonete e aplique hidratantes para impedir o ressecamento da pele;
  • Prefira as roupas de algodão às de lã ou fabricadas com tecido misto ou sintético;
  • Mantenha abertas as janelas e portas para que o ar circule pelos ambientes;
  • Procure assistência médica tão logo surjam os sintomas para evitar que o quadro se agrave.

Veja mais

Sair da versão mobile