Coronavírus

Peguei coronavírus uma vez. Estou imune?

homem segurando ponto de interrogação. desconfiança na ciência atinge 1/3 dos brasileiros

Ainda não é possível saber com certeza se a infecção por coronavírus confere imunidade, mas a experiência indica que é raro ser infectado duas vezes.

 

Ainda não está claro para médicos e cientistas se um indivíduo cria imunidade após contrair o novo coronavírus. Informações divulgadas em fevereiro de 2020 por autoridades da China e do Japão mostraram que o teste de quatro profissionais de saúde deram positivo para a infecção pela segunda vez. Entretanto, ainda é muito cedo para afirmar se a reinfecção é possível ou se houve, por exemplo, alguma falha de diagnóstico na primeira detecção.

Veja também: Posso estar infectado pelo coronavírus e não ter sintomas?

Dr. Esper Kallás, médico infectologista diz o seguinte. “Se isso acontecer, é um evento raríssimo. Quando a gente olha outros vírus, há algumas pouquíssimas pessoas que podem ter infecção sequencial pelo mesmo vírus, mas isso geralmente está associado a algumas alterações no sistema de defesa. São exceções.”

 

Vídeo: Assista ao vídeo em que o dr. Esper fala sobre essa e outras dúvidas a respeito do novo coronavírus

Sobre o autor: Juliana Conte

Juliana Conte é jornalista, repórter do Portal Drauzio Varella desde 2012. Interessa-se por questões relacionadas a manejo de dores, atividade física e alimentação saudável.