Coronavírus

Ibuprofeno é prejudicial para quem tem coronavírus?

Pote de ibuprofeno caído com cápsulas vermelhas de gel espalhadas ao redor.

Não há evidência definitiva, mas como o ibuprofeno é de fácil substituição, o melhor é evitar. Quem toma o medicamento de forma contínua deve conversar com seu médico.

 

Um comunicado do governo francês mencionou um artigo da revista “The Lancet” — uma das mais prestigiadas da Medicina — e recomendou que casos suspeitos ou confirmados de covid-19 não tomassem o anti-inflamatório ibuprofeno para aliviar os sintomas, pois o medicamento poderia facilitar a entrada do novo coronavírus nas células.

Veja também: Como é o tratamento para infecção por coronavírus (covid-19)

O artigo em questão fez uma associação do mecanismo do ibuprofeno com o modo de infecção do novo coronavírus para fazer o alerta. Embora não constitua uma evidência definitiva, pode ser uma forma de precaução evitar tomar o ibuprofeno, visto que é um medicamento de fácil substituição. Você pode amenizar efeitos de dor e febre com analgésicos como dipirona e paracetamol, por exemplo.

Mas atenção: Caso o ibuprofeno faça parte do tratamento contínuo para alguma condição clínica que você tenha, converse com seu médico para obter a indicação mais adequada e personalizada.

Sobre o autor: Luiz Fujita Jr

Luiz Fujita Jr é jornalista, editor do Portal Drauzio Varella e criador do podcast Entrementes, sobre saúde mental. @luizfujitajr

Leia mais