Coronavírus

Grávidas e coronavírus: Qual o risco?

mulher grávida toca a barriga. Gravidez é cercada de mitos e verdades

Algumas alterações naturais no organismo podem favorecer a queda da imunidade de mulheres grávidas e facilitar infecção pelo coronavírus. Saiba mais.

 

Segundo informações da Fiocruz, até o momento (19/3/20) não há relato de que as mulheres grávidas sejam mais suscetíveis ao novo coronavírus. Entretanto, durante a gestação, algumas alterações naturais no organismo podem favorecer a queda da imunidade da gestante, e por essa razão elas não devem se colocar em situações de risco.

Até agora, não há registros de casos confirmados de transmissão da mãe para o bebê durante a gestação, nem contaminação do leite materno.

Veja também: Existem cuidados especiais para crianças para evitar o coronavírus?

Ainda assim, é importante lembrar que grávidas, bebês e crianças podem transmitir o vírus para outras pessoas, independentemente da forma que são afetadas pela doença. Por isso, o mais importante para conter a pandemia continua sendo o isolamento, além da higienização constante de mãos e objetos.

 

Sobre o autor: Juliana Conte

Juliana Conte é jornalista, repórter do Portal Drauzio Varella desde 2012. Interessa-se por questões relacionadas a manejo de dores, atividade física e alimentação saudável.

Leia mais