ambulatorio is not a valid taxonomy for this post

Urina (exame)

mão com luva segura pote com urina, para realizar exame de urina

O exame de urina ajuda a diagnosticar problemas renais e urinários, como infecções.

 

O exame de urina costuma ser um dos mais solicitados pelos médicos, pois fornece um panorama geral da saúde do paciente, principalmente para avaliação de distúrbios renais e urinários. Apesar de ser um exame simples, algumas orientações devem ser seguidas para que não haja interferência nos resultados. Veja as informações a seguir.

Veja também: Cor da urina pode indicar doenças renais

 

Para que serve o exame de urina?

 

Existem diversos tipo de exame de urina. Os mais populares são o exame de urina tipo 1, o de cultura e o urina 24 horas. Cada um tem sua função específica, mas em geral eles servem para identificar hematúria (presença de sangue na urina), quantidade de proteínas (proteinúria), glicose, acidez, níveis de minerais e outras substâncias que podem ser indicativas de alguma doença ou infecção.

 

Quando e quem deve fazer o exame de urina?

 

Em geral, o médico pode solicitar o exame em casos de suspeita de doenças no sistema urinário, como cistites e problemas renais ou até tumores, ou sistêmicas, como diabetes . Todas as pessoas estão aptas a fazê-lo, mas para não atrapalhar a análise dos resultados, é preciso informar se faz uso de medicamentos, se tem problemas de saúde e, no caso das mulheres, se está grávida.

 

Qual é o preparo para o exame de urina?


Para que não haja contaminação, o indicado é lavar as mãos e a região genital, secando com gaze ou toalha limpa (a maioria dos laboratórios fornece esse aparato). Idealmente, mulheres que estejam menstruadas devem esperar o sangramento terminar. Caso seja realmente necessário realizar o exame nesse período, limpe a região genital e, se possível, utilize absorvente interno ou coletor menstrual para o sangue não se misturar com a urina. Também é indicado não ter relações sexuais dois dias antes do exame.

 

Como é feito o exame de urina?

 

No caso do exame de urina tipo 1 ou de cultura, o paciente deve colher a primeira urina do dia, que é mais concentrada, mas descartar o primeiro jato, pois ele contém células e secreções presentes na uretra que podem interferir no resultado. Não é necessário encher o pote até a borda; um pouco menos que a metade (entre 10 ml e 40 ml) já é suficiente. A amostra pode ser colhida em casa, na própria clínica ou posto de saúde.

Já para o exame de 24 horas é necessário colher toda a urina desse período; portanto, o mais cômodo é se organizar para passar esse dia em casa. Nesse exame, geralmente se dispensa a primeira urina, esvaziando a bexiga por completo. 

Em qualquer caso, deve-se utilizar recipiente esterilizado fornecido pelo laboratório e urinar diretamente neles, sem antes passar a urina por outros recipientes.

 

Cuidados após o exame de urina


A urina deve ser entregue em no máximo duas horas após ser colhida. Caso isso não seja possível, a amostra pode ser mantida em geladeira até a entrega, mas vale conferir na clínica ou posto o prazo pelo qual o material pode ser armazenado.

 

Tem no SUS?

 

Sim, o exame pode ser solicitado pelo médico e realizado nas unidades de saúde pública.

 

Sobre o autor: Rafael Machado

Rafael Machado é jornalista e repórter do Portal Drauzio Varella. Tem interesse nas editorias de saúde pública e direitos humanos.