Ultrassom de mamas: para que serve e quando fazer?

Compartilhar

Publicado em: 27 de outubro de 2023

Revisado em: 27 de outubro de 2023

Saiba para que serve a ultrassonografia das mamas, quando o exame é indicado e outras dúvidas comuns. 

 

O ultrassom de mamas é um exame de imagem que não utiliza radiação e nem contraste e serve para investigar alterações da mama. O procedimento é relativamente simples, sem necessidade de preparo ou cuidados específicos. Tire suas principais dúvidas sobre o assunto:

 

Para que serve o ultrassom de mamas

O ultrassom de mamas serve para ajudar a identificar alterações na mama. Ele pode ser solicitado como complemento do exame clínico realizado pelo médico, nos casos em que a paciente ou o médico apalpa alguma alteração na mama, quando há saída de secreção no mamilo, ou para ajudar na investigação de alguma alteração na mama que tenha sido apontada na mamografia, por exemplo. Também é utilizado para realização de biópsias na mama. 

 

Quando e quem deve fazer o ultrassom de mamas

O ultrassom de mamas não tem uma periodicidade exata. Normalmente, ele é o primeiro exame de mamas a ser solicitado em mulheres abaixo dos 35 anos (em que a incidência de câncer é mais baixa), para investigar possíveis alterações como as citadas acima ou como forma de complementar o exame clínico.

O ultrassom não substitui a mamografia no rastreamento do câncer de mama. Embora o Ministério da Saúde indique o rastreamento do câncer de mama através da mamografia a partir dos 50 anos, as sociedades médicas divergem dessa diretriz e recomendam a realização do exame a partir dos 40 anos. 

De qualquer forma, o ultrassom de mamas pode ser usado como rastreamento suplementar, ou seja, complementando o exame de mamografia. Geralmente, ele é solicitado para mulheres com as mamas densas, que ficam brancas na mamografia porque há muito tecido glandular, o que pode dificultar a identificação de pequenos nódulos. Nesses casos, o ultrassom tem a finalidade de ajudar a identificar esses nódulos e auxiliar em um possível diagnóstico. 

        Veja também: Exames ginecológicos imprescindíveis após a menopausa

 

Como é o preparo para o ultrassom de mamas

A ultrassonografia de mamas não exige nenhum preparo prévio. 

 

Como é feito o ultrassom de mamas

A paciente fica deitada em uma maca, de barriga para cima, levemente inclinada para o lado e com os braços para cima. O exame é realizado através de um aparelho chamado transdutor que o ultrassonografista usa fazendo uma leve compressão sobre as mamas em várias posições (para cima e para baixo, para os lados, em torno do mamilo, etc.). Utiliza-se um gel aquecido para fazer o procedimento. É um exame simples e que normalmente não causa dor. 

 

Cuidados após o ultrassom de mamas

Para o ultrassom de mamas por si só, não há necessidade de nenhum cuidado específico após a realização do exame. Porém, nos casos em que é feita uma biópsia (procedimento realizado com agulha fina ou grossa), a paciente precisa ficar por um tempo maior no local – cerca de 30 minutos após o exame –, em repouso. É colocado gelo na mama para reduzir um possível hematoma que pode surgir na região da biópsia. Depois do exame, recomenda-se um dia de repouso, evitando atividades que exijam esforço físico. 

A ultrassonografia é o método mais indicado para fazer biópsia da mama nos casos em que a lesão a ser investigada é visualizada no ultrassom. 

 

Tem ultrassonografia de mamas no SUS?

Sim, o ultrassom de mamas está disponível na rede pública de saúde. 

        Veja também: Cuidados ginecológicos para pessoas LGBTQIA+

 

Fonte: Dra. Vera Aguillar, especialista em diagnósticos por imagem. 

Veja mais