Quem tem enxaqueca com frequência deve aprender algumas técnicas para aliviar dor de cabeça, que também servem para outros tipos de cefaleia.
A dor de cabeça (cefaleia) é um problema comum na vida de muitas pessoas. Há mais de 200 tipos catalogados. As mais conhecidas e comuns são a enxaqueca e a cefaleia tensional (causada por tensão devido a estresse, má postura, falta de sono e outros fatores).
Muitos podem pensar que a melhor forma de aliviar os sintomas é tomando um analgésico simples. Porém, quem tem dor de cabeça com frequência muitas vezes faz uso indiscriminado dessa classe de medicamentos, às vezes até mais de três por dia. O problema é que esse excesso pode “acostumar” o organismo, que passa a necessitar de analgésicos o tempo todo. Sem eles, a dor volta e vai piorando com o tempo. Preste muita atenção para não cair nesse círculo vicioso.
Listamos a seguir algumas técnicas recomendadas por neurologistas. Mas atenção: elas serão mais eficientes se o paciente estiver seguindo uma linha de tratamento preventivo.
Ouça também: Por que Doi? | Enxaqueca Crônica
Quarto escuro e silencioso
É a técnica mais utilizada e efetiva. Na crise, depois de tomar algum medicamento para combater a dor, repouse em um quarto escuro e silencioso.
Escalda-pés
Mergulhe os pés em uma bacia com água morna por cerca de 20 minutos. O método ajuda a diminuir a pressão sanguínea e aliviar a intensidade das dores.
Compressa gelada
Para diminuir a sensação de pulsação nas têmporas, coloque uma bolsa térmica gelada (deixe no freezer por cerca de 20 minutos) na região para provocar vasoconstrição (redução do calibre dos vasos sanguíneos), o que ameniza a dor. Se não tiver bolsa, você pode usar uma toalha úmida. Algumas pessoas colocam rodelas de batata na cabeça, mas lembre-se que o alívio surge da temperatura fria, não tem a ver com o fato de serem batatas.
Pressão na região das têmporas
Com as mãos, você pode massagear a área da têmpora que está dolorida. Produtos à base de cânfora (por ter ação anti-inflamatória) podem trazer um alívio temporário.
Técnicas de Biofeedback
Geralmente, quem tem enxaqueca ou outros tipos de dor de cabeça intensa pressente a chegada de uma crise. Nesse momento, a Academia Americana de Neurologia recomenda usar intervenções cognitivas e comportamentais, incluindo técnicas simples de relaxamento que ajudam a controlar as reações fisiológicas. Em momentos de pré-crise, identifique se sua respiração está muito acelerada e curta, como se você estivesse ofegante. Se sim, comece aos poucos a controlá-la para que volte ao normal, respirando de modo mais consciente.
Verifique, também, a frequência dos seus batimentos cardíacos, colocando o dedo no pulso ou na região do pescoço. Conte os batimentos por 10 segundos e multiplique por 6. O resultado é o número de batimentos por minuto (bpm). Quando esse número está acima de 100 em repouso, é considerado acelerado; abaixo de 40, é considerada uma frequência baixa. Respire com calma para desacelerar e tente chegar à casa dos 60 bpm.