Muitas mulheres pretas passaram na minha vida e me apoiaram porque elas entendiam a minha dor, sabiam da minha necessidade e era como: ‘por favor, vá por nós’.
Negra Li é cantora, rapper, compositora e atriz brasileira. Considerada uma das vozes mais importantes do Brasil, foi a primeira mulher rapper a assinar com uma grande gravadora.
Cresceu na Brasilândia, bairro da zona norte de São Paulo,e apesar de ter passado algumas vontades por conta das condições financeiras, teve uma infância feliz marcada por muitas brincadeiras na rua. Mas, por ser um bairro conhecido pela violência urbana, uma dessas brincadeiras era “onde se esconder caso haja um tiroteio hoje”.
Participar de um grupo de rap, o RZO, fez com que Negra Li sentisse a necessidade de mudar alguns comportamentos no início de sua carreira, como parar de sorrir, falar gírias e observar mais do que falar, por exemplo. Mas o grupo a tinha como uma irmã mais nova, e atualmente ela entende que isso era uma forma de proteção distorcida da parte de seus companheiros de grupo.
Não era fácil cantar rap nos anos 2000, pois ainda era muito marginalizado. O gênero não estava em premiações, não tinha espaço em festivais, inclusive faltava segurança nos shows, já que a polícia se recusava a fazer o patrulhamento. Com o passar do tempo, Negra Li estudou, se aprimorou musicalmente, e encontrou uma diversidade musical dentro de si.
A artista conta que, por um tempo, deixou a carreira musical de lado para se dedicar à vida de mãe e esposa. Ela comenta o quanto ama estar com a família e que isso acabou atrapalhando a sua carreira por um tempo, pois não tinha criatividade musical e não gostava de ter que sair para fazer shows.
Quer conhecer mais sobre a Negra Li? Assista ao Trocando Ideia.
Veja também: Trocando Ideia com Drauzio Varella e Felipe Castanhari