Blefarite: o que é e como tratar a inflamação na pálpebra - Portal Drauzio Varella
Página Inicial
Oftalmologia

Blefarite: o que é e como tratar a inflamação na pálpebra

olho de mulher com sinal de blefarite
Publicado em 22/03/2023
Revisado em 19/05/2023

Inflamação na pálpebra pode ser causada por uso de maquiagem. Saiba quais são os sintomas e como é feito o tratamento da blefarite.

 

A blefarite é um tipo de uma inflamação da pálpebra que pode provocar sintomas como vermelhidão, irritação, coceira, sensação de areia nos olhos, desconforto ocular, lacrimejamento e vista embaçada. O problema não é contagioso. 

Fatores como excesso de maquiagem nas pálpebras, alongamento de cílios, uso de cola para colocação de cílios, má higiene da borda da pálpebra e doenças dermatológicas e autoimunes aumentam o risco de blefarite. 

“O uso da maquiagem pode causar blefarite pelo fato de provocar acúmulo de resíduos e permitir o crescimento de bactérias e ainda a possibilidade da obstrução das glândulas que estão na margem palpebral”, explica a dra. Rita de Cássia Lima Obeid, especialista em Plástica Ocular e Vias Lacrimais do Hospital CEMA, em São Paulo.

        Veja também: Higiene ocular | Entrevista

 

Complicações e tratamento da blefarite

Segundo a especialista, sem o tratamento adequado, pode haver uma piora na inflamação que pode causar queda dos cílios, formação de crostas, edemas nas pálpebras e problemas oculares como hordéolo (terçol), calázio (inflamação no canto do olho), ceratite (inflamação na córnea) e até úlcera na córnea. 

O tratamento é fundamental para evitar as complicações, e vai depender da gravidade da inflamação. Além da higiene local, pode ser necessário o uso de medicamentos corticoides e antibióticos. 

“O tratamento consiste em higienizar a pálpebra com produtos específicos, como xampu, pomadas, colírios e, em alguns casos, medicamentos orais. Essa higiene dos cílios é fundamental para evitar que o quadro se agrave”, explica a médica.

É importante prestar atenção aos sintomas, pois, dependendo do caso, pode ser necessário buscar atendimento rapidamente. “Em casos de acidentes na colocação de cílios com cola ou em situações nas quais ocorre desconforto muito grande ou piora dos sintomas, é necessária uma avaliação urgente de um especialista.”

Para evitar casos de blefarite, a orientação é manter a higiene local, evitar o excesso de procedimentos na região e ter cuidado com o excesso de maquiagem. 

        Veja também: Uso excessivo de colírios pode causar danos aos olhos

Compartilhe