Não é possível menstruar enquanto se está grávida, mas é possível ter sangramentos vaginais. Entenda mais.
Já ouvi uma amiga dizer que a mãe dela, mesmo grávida, continou menstruando por vários meses. Afinal, isso é possível? A resposta é não, porque se a mulher menstruasse após a fecundação, seria sinal de que o endométrio, tecido que reveste a parte interna do útero, teria descamado e não haveria condições, portanto, de receber nem manter viável o embrião que acabara de chegar.
Não se assuste, pois essa mãe não tem nenhuma condição especial para manter um ciclo menstrual estando grávida. O que pode ter acontecido, segundo a ginecologista e sexóloga Erica Mantelli, são os sangramentos vaginais. É um episódio que pode acometer ao menos uma em cada cinco grávidas, em que ocorre um sangramento nas 12 primeiras semanas de gestação. A quantidade de sangue pode variar de pequenas manchas a uma quantidade maior, e nem sempre é sinal de problema.
“As causas são variadas e vão desde um sangramento durante a implantação do embrião na parede do endométrio, provocando uma discreta perda sanguínea que pode confundir”, explica a ginecologista. Na verdade, o que ocorre é que, quando o embrião se implanta na parede do útero, algum vaso sanguíneo pode se romper. Daí a explicação para o susto.
Além disso, os sangramentos podem vir depois de uma relação sexual ou exame ginecológico, que pode ocasionar esses pequenos escapes, já que o colo do útero está mais sensível.
Veja também: Mitos e verdades sobre a gravidez
A médica explica ainda que outra causa comum é o deslocamento do saco gestacional, que ocorre, basicamente, devido a um acúmulo de sangue entre o saco e a parede do útero onde ele estaria fixado. Além dos sangramentos, a mulher também pode sentir muita cólica. Não existe uma causa conhecida para o problema, que costuma aparecer logo no início da gestação.
“Normalmente, é um quadro que evolui bem, em alguns dias o sangramento desaparece, mas a paciente precisa de bastante repouso”, alerta.
Esses escapes não têm nada a ver com menstruação, até pelo aspecto do sangue em si, que é mais amarronzado, mas pode confundir, pois costuma ocorrer ao redor da 4ª semana do ciclo menstrual, época em que a mulher estaria à espera da menstruação.
Devo me preocupar?
Qualquer sangramento vaginal deve ser investigado por um médico especialista o quanto antes, principalmente se a cor do sangue for vermelho vivo ou for abundante, pois pode ser um indicativo de abortamento ou até de uma gravidez ectópica, que ocorre fora do útero e exige um procedimento cirúrgico para retirar o embrião.
“É importante procurar atendimento médico, para realizar exames, como ultrassom e detectar a origem do sangramento”, finaliza ela.