Um tempo depois do alvoroço do nascimento, chega a hora das perguntas sobre os dentes da criança. Assista ao tira-dúvidas sobre dentição do bebê.

 

Não existe idade mínima para fazer a higiene bucal do bebê, mas alguns cuidados devem ser seguidos. A odontopediatra Sandra Kalil esclarece dúvidas enviadas pelo nosso público.

 

Quando o bebê chupa o dedo, a dentição permanente é afetada?

Sem dúvida. Existe uma fase na vida em que o bebê chupa o dedo, e esse é o hábito mais difícil de tirar. Se você conseguir remover o habito cedo, não haverá interferência na dentição. Crianças com 11, 12 anos que ainda chupam o dedo terão a mordida alterada.

 

Produtos como chupeta e outros que eles mordem podem ser prejudiciais?

A chupeta, de um modo geral, pode ser prejudicial, principalmente se eles morderem e o bico rasgar. Além do risco do bebê engolir, pode haver alterações na mastigação e na mordida, então o ideal é não chupar chupeta. Mas se isso acontecer, procure evitar que a criança morda e que o bico seja seguro.

 

Como fazer para aliviar a dor dos dentes crescendo?

A fase em que os dentes estão nascendo é bem crítica. Alguns bebês não sentem nada, enquanto outros ficam com febre, têm diarreia, passam mal e sentem incômodo.

Você pode utilizar mordedores que podem ser colocados na geladeira, pois o gelado alivia a sensação de desconforto. Use também chá de camomila: espere esfriar e ofereça ao bebê ou aplique na gengiva.

Se, por um acaso, ele ficar com febre, pode-se dar um analgésico com que ele esteja acostumado.

 

Por que, em alguns casos, cresce uma “bolsa” (como uma inflamação) quando os dentes estão crescendo?

Essa bolsa roxa que fica ao redor do dente, como se fosse uma bolsinha de sangue, pode assustar, mas ela rompendo por si só. Não se preocupe! Pode manter o mordedor gelado e evitar que a criança morda objetos duros para que a região não sofra fibrose (endurecimento).

 

Meu bebê está com 11 meses e até agora só nasceram dois dentinhos inferiores. É normal?

É normal, pode acontecer. Principalmente no gênero masculino, em que demora um pouco mais para os dentes irromperem. Até 1 ano, 1 ano e 3 meses, está dentro da normalidade.

 

Como fazer a higiene bucal em bebês? A partir de qual idade?

Quando o bebê já tem a gengiva, a mãe pode realizar sua limpeza com gaze e água ou chá. Quando irromperem os primeiros dentinhos, já é necessário escovar com escova extra-macia, sob orientação de um odontologista que cuide de crianças.

 

Veja também: Cuidados com os dentes das crianças | Entrevista

 

Os primeiros dentes da minha bebê foram os caninos. Por que isso aconteceu? Nunca tinha visto!

Não é tão comum, mas é normal acontecer. Houve uma quebra na sequência do nascimento dos dentes. Recomenda-se que procure um odontopediatra para observar e acompanhar o processo.

 

Minha sobrinha nasceu com dois dentinhos, um caiu e o outro foi arrancado. Ela já está com dois anos e meio e esses dentinhos ainda não nasceram. Irão nascer? Já nascerá o permanente ou o de leite?

Essa condição é chamada “dente natal”, que nasce com os bebês e é um dente de leite. Esse dente pode machucar quando a mãe estiver amamentando ou ser engolido pela criança, então recomenda-se que seja retirado.

Isso não significa que ela não terá o dente permanente. A orientação é consultar um odontopediatra.

 

Tem algo que pode ser feito para que os dentes de leite nasçam saudáveis?

Esta é uma pergunta muito boa. A prevenção, em todas as áreas da saúde, é o que promove mais longevidade aos dentes e à saude bucal. “Rumo ao molar dos cem anos”: essa geração viverá mais e, portanto, precisa se prevenir.

Prevenção aliada ao consumo moderado (ou não consumo) de doces, pois a cárie é uma doença dependente do açúcar, consultas periódicas, escovar bem os dentes e usar fio dental. Isso é o que fará a diferença ao longo dos anos.